
Ney Suassuna não consegue indenização do jornal Correio Braziliense

O ex- senador Ney Suassuna não conseguiu reverter a decisão de primeira instância que negou
indenização por danos morais por reportagens publicadas no jornal Correio Braziliense. A 2ª Turma
Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal também negou o pedido do ex-senador. Cabe recurso.

Suassuna entrou com a ação em 2006, época em que ainda era senador. Afirmou que o jornal publicou,
no dia 18 de maio de 2006, reportagem de cunho político com a intenção de denegrir sua imagem junto
aos eleitores.

O juiz da 2ª Vara Cível de Brasília negou o pedido do ex-senador. Ele entendeu que não existiu na
reportagem qualquer acusação direta de ilícito. Para o juiz, a expressão usada pelo jornal para descrever
Ney Suassuna, "malabarista nato", não significa ofensa, pois pode ser usada como elogio ou como
ofensa.

Em relação ao avanço patrimonial e à referência ao indiciamento na "Operação Sanguessuga, descritas
pelo jornal, o juiz entendeu que a reportagem reflete o que consta nas declarações de renda do ex-
senador e nas investigações que levaram à denúncia do Ministério Público. "A presunção constitucional
de inocência não afeta a função de informar da notícia. Em se tratando de pessoa pública, a forma de
interpretação das notícias deve ser atenuada, sob pena de se omitir dos cidadãos os fatos relevantes de
nosso país", disse o juiz.

O ex-senador afirmou, na petição inicial, que a reportagem intitulada "Suassuna e sua turma" continha
informações incompletas, expressões ofensivas, injuriosas e sem compromisso com a verdade. De
acordo com Suassuna, "tem sido praxe a utilização da mídia e dos meios de comunicação em geral para
denegrir a imagem de agentes políticos em ano de eleição".

A reportagem fala dos "assessores e sócios da pesada" do então senador, do "talento" em escapar de
confusões e usa a expressão "malabarista nato" para se referir a Suassuna. O texto também faz alusões
ao seu patrimônio. Afirma que, na década de 70, constituía-se de um Chevette usado. Segundo o jornal,
em 2002, quando o senador abriu uma conta em um banco na Flórida, teria declarado o valor patrimonial
de R$ 5 milhões.

O jornal se defendeu, invocando a liberdade de manifestação do pensamento e da informação, garantida
pela Constituição. Disse, ainda, que não constitui abuso a reprodução de relatórios, pareceres, decisões
ou atos proferidos pelos órgãos das Casas Legislativas nem a crítica inspirada pelo interesse público,
quando não demonstrada a má-fé, nos termos do artigo 27 da Lei de Imprensa. Com informações da 
Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Processo 2006.011.066.505-9

Date Created
12/03/2009

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 12/03/2009


