Consultor Jurídico

Comentários de leitores

19 comentários

Protógenes, a lenda...

Quintela (Engenheiro)

"Só pelo título, “Protógenes, a lenda”, nota-se que a modéstia passava ao largo da autobiografia que o delegado começava a preparar quando seu laptop foi apreendido pela Polícia Federal. Mas, diante do conteúdo do arquivo de pouco mais de uma página, fica patente que sua autoqualificação de “lendário” não surgiu após a Satiagraha.
No primeiro e único capítulo, chamado Infância, Protógenes Queiróz já promove seu caráter pseudorevolucionário. (…)"
Meu Deus do céu!!!!!
Vou abrir uma exceção para uma palavra que tenho vetado sistematicamente nos comentários: a canalhice não tem limites.
O que está ocorrendo com este país? Enlouqueceram todos, a ponto de um corregedor imbecil colocar em um inquérito um documento de caráter estritamente pessoal e um colunista imbecil divulgá-lo?
Onde vamos chegar com essa escalada de barbárie? É a mesma canalhice que cometeram com Chico Lopes, quando divulgaram dados pessoais do computador de sua filha.
Isso tudo isso é intencional? Obvio que sim! Querem desmoralizar o Sr. Protógenes e a operação Satiaghrara a todo custo!
Ah!!! E o banqueiro condenado está livre, leve e solto!!!
Viva nossa democracia... nosso estado de direito!!!

O rabo abana o cachorro.....II

Quintela (Engenheiro)

Sr. Sunda Hufufuur,
Para desespero seu, continuarei a expressar minhas idéias, meu ponto de vista!
Aqui é um espaço democrático!
Você queira ou não!
Em momento nenhum exigiu-se que fosse um profissional da área jurídica.
Portanto.. pode espernear a vontade!
Seja menos grosso e menos arrogante! Limite-se a expressar seu ponto de vista! Não queira impô-lo, divergir das idéias e saber respeitá-las é sinal de equilíbrio emocional e sabedoria.
"CALE-SE, CAMBADA DE IGNORANTES!" (Que lindo!!!!)
Isso é um exemplo de inteligencia emocional? Ou da mais pura arrogância?
Pode continuar dando seus faniquitos... chiliques.. continuarei mais do nunca expressar minha indignação!
Na sua casa... vc manda os seus calarem a boca!
Será que pessoalmente vc seria tão velentão?
Acredito que não!

O rabo abana o cachorro.....II

Quintela (Engenheiro)

Sr. Sunda Hufufuur,
Para desespero seu, continuarei a expressar minhas idéias, meu ponto de vista!
Aqui é um espaço democrático!
Você queira ou não!
Em momento nenhum exigiu-se que fosse um profissional da área jurídica.
Portanto.. pode espernear a vontade!
Seja menos grosso e menos arrogante! Limite-se a expressar seu ponto de vista! Não queira impô-lo, divergir das idéias e saber respeitá-las é sinal de equilíbrio emocional e sabedoria.
"CALE-SE, CAMBADA DE IGNORANTES!" (Que lindo!!!!)
Isso é um exemplo de inteligencia emocional? Ou da mais pura arrogância?
Pode continuar dando seus faniquitos... chiliques.. continuarei mais do nunca expressar minha indignação!
Na sua casa... vc manda os seus calarem a boca!
Será que pessoalmente vc seria tão velentão?
Acredito que não!

Até prova em contrário, o Dr. Protógenes merece respeito

Márcio Aguiar (Advogado Sócio de Escritório)

O Dr. Protógenes é vítima de sua própria coragem e determinação em mexer com os poderosos corruptos de nosso país. Não creio que tenha cometido qualquer ilegalidade, mas manchar a reputação das pessoas sem provas é muito fácil, como é costume desse panfleto direitista ridículo chamado "Veja".
A decepção maior fica por conta do presidente Lula que, no caso do Paulo Lacerda, deu ouvidos às acusações absolutamente sem provas levantadas pela referida "revista".

Protógenes - A lenda.

João G. dos Santos (Professor)

É preciso perguntar ao Protógenes se ele confirma estar escrevendo um livro sob o título "Protógenes, a lenda". Se verdade, isso será inédito, pois ninguém que virou lenda escreveu ele próprio seus feitos... ou peripécias. Nem Zorro, nem Capitão Kid, nem El Cid, muito menos Simão Bacamarte, Dom Quixote de La Mancha...

O sagrado direito de falar besteira

Sunda Hufufuur (Advogado Autônomo)

Mais ou menos como alguns juízes a quem basta haver acusação para que milite contra o réu a presunção de culpa, alguns comentaristas logo aparecem de rabo abanando para falar aqui.
.
O resultado é que alguns comentários lapidares acabam ofuscados por textos sem valor ou quilate intelectual.
.
Entre os "estragadores" desse espaço podemos tomar como exemplo "Ticão", "Senhora", "Quintela", etc., gente que deveria contribuir à cultura calando a boca.
.
Os palpiteiros acima citados são exemplos da democracia onde o direito de falar besteira é sagrado.
.
O resultado não poderia ser outro senão essa turma ignorante dizendo a primeira coisa que vem à cabeça de todo bobo que se acha esperto: que está acontecendo isso porque o delegado disse a verdade e incomodou poderosos.
.
Ora, para salientar que nem matuto essa bobajada do senso comum d eestudante com espinhas na cara melhor é calar a boca e ler quem entende do assunto.
.
CALE-SE, CAMBADA DE IGNORANTES!

o verdadeiro "homem-bomba"

hammer eduardo (Consultor)

Só mesmo o tempo dirá se o Delegado Protogenes Queiroz estava certo, se era doidão , se queria se dar bem ( como alias faz naturalmente a RATADA de Brasilia). Por enquanto a unica certeza que tenho é que a sua cruzada solitaria tem fornecido um importante dado positivo , deixou a Petralhada borrada de medo com as calças cheias ate a borda da cueca. Para eles este homem é um perigo que precisa ser esvaziado , desmoralizado e apagado da midia o mais rapido possivel. De forma "legal" ou não , parece que o exotico Delegado andou "coletando" material de altissimo teor explosivo que se devidamente preparado para servir...........pode causar grandes estragos.
Sinceramente não acredito mais em teorias mirabolantes tipo "- se o cara abrir a boca a republica cai etc etc". O Brasileiro ja mostrou que esta desinteressado e acima de tudo PERDEU COMPLETAMENTE A VERGONHA NA CARA e qualquer outra forma de referencial. Somos hoje uma nação escravizada de forma sutil atraves do "confisco" de alguns milhões de barrigas famintas atraves destes programas espurios tipo bolsa-isso , bolsa-aquilo, a mais espetacular fraude de compra de votos em toda a america latrina!
Lembremos o festival de escandalos anteriores que apos uma semana ja não rendiam mais nada na midia e podiam ser mais uma vez varridos para debaixo do tapete. O Brasileiro merece é isso mesmo, a ratada petralha devidamente "secundada" pela ratada de patifes de todos os calibres encastelada no vetusto PMDBosta , o velho Ulisses deve estar girando dentro do caixão(virtual) igual a um liquidificador.
Se conselho fosse bom a gente vendia mas acho bom o Delegado Protogenes abrir bem o olho pois um outro "caso celso daniel" não é impossivel de se repetir...........

O rabo abana o cachorro.....

Quintela (Engenheiro)

Pois é.. tentaram corromper o Delegado com R$ 1.000.000,00 ele não aceitou!
Agora querem desmoralizar a todo custo a imagem dele, do MM Juiz De Sanctis e da Satiagraha!
Assim como a VEJA pratica o assassinato de reputação acusações levianas sem provas (tais como grampo sem áudio e as contas de Lula no exterior dentre várias)também prática o suicídio de reputação!
Será que tem alguém que acredite no "jornalismo" da VEJA?
Reportagens como a do Protógenes deixam bem claro que a VEJA não tem nenhum compromisso com a verdade, com seu leitor, com o jornalismo!
Há obscuros interesses por trás de toda essa lama!
Como já foi dito aqui... o estado de direito, segundo o Sr. Gilmar Mendes, é garantido aos poderosos... a presunção da inocência e o ônus da prova cabem ao acusador... princípios básicos do direito são atropelados pelos mais esclarecidos doutores da lei.
Impressionante!!!!
Daniel Dantas é inocente até o transitado e julgado!
Protógenes é... CULPADO!!!
Quem disse que a DITABRANDA acabou????

condenado

Senhora (Serventuário)

Ah, esqueci de perguntar. Por que aqueles que defendem arduamente o Daniel Dantas, com toda aquela conversa de condenação apenas com trânsito em julgado, já tem o delegado Protogenes como culpado? Estranho isso não? Quão contraditórias são estas pessoas hein? Este princípio só vale para Daniel Dantas e seus amigos poderosos? Só pra lembrar aos "incautos": Daniel Dantas já foi condenado pelo Juiz De Sanctis e o delegado Protogenes ainda não foi julgado, nem sentença de primeira instância existe, nem o inquérito foi concluído ainda. Logo, o Protógenes é tão inocente quanto Daniel Dantas...

quem vazou?

Senhora (Serventuário)

Quem promoveu o vazamento do inquérito, já que é sigiloso? Como uma revista (repleta de reportagens de cunho altamente duvidoso) pode ter acesso a informações do inquérito? Isso porque ainda nem foi concluído...Por que tem gente que insiste em dar crédito a VEJA, mesmo com suas reportagens pendendo claramente em favor do criminoso (condenado pela justiça) Daniel Dantas?
Ah, desculpe, esqueci, ele só vai ser criminoso com o trânsito em julgado de suas sentenças, quem sabe daqui a uns duzentos anos então...
Este Brasil é uma piada, e o nariz vermelho de palhaço enfeita o nariz dos brasileiros, principalmente dos honestos...

O CARA É MUITO DOIDOOOOOOOOO

Junior (Advogado Autônomo)

ESSE CARA É MUITO LOCOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

A terra não é redonda.

olhovivo (Outros)

Acredito no Protógenes! Também acredito que o sol é que gira em torno da terra; que as doenças são castigos divinos; que havia armas nucleares em Bagdá; que há democracia em Cuba; que existem chupa-cabras; blá blá blá, blá blá blá.

No final das contas

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

No final das contas, quixotesco ou rocambolesco, coisa de capitano de Comédia Dell'Arte que escolheu a pessoa errada para o papel de Pantaleone, e agora vamos ter coisa bem típica de capitano. Melhor esperar com a devida calma, pois no caso da condenação de Daniel Dantas o Magistrado Singular já começou oferecendo um vasto território para a defesa suscitar nulidades diversas.

Pegando carona no comentário do Dr. Niemeyer...

Ramiro. (Advogado Autônomo - Criminal)

Não são tantos os idos tempos, não faz mal duas décadas e isso ainda acontecia. O Juiz concedia um Habeas Corpus, o preso estava todo arrebentado numa delegacia, o advogado ia, o camburão já tinha levado o preso para outra carceragem. O delegado pachorramente lia, e com ar de superioridade dizia, "foi transferido para outra carceragem". E por mais duro que fizessem se impor alguns Juízes Criminais, não era incomum demandar mais que semana até para encontrar o preso, isso com HC já assinado.
Hoje é lastimável a dupla dinâmica MP e Polícia, tentando emparedar os Juízes Criminais. Se contrariam o MP, principalmente o MPF, sendo notórios os casos publicados inclusive no CONJUR, vem aquela avalanche de processos criminais, denúncias por toda sorte de crimes. E enquanto estas denúncias, quando resultarem em ineptas, não renderem nenhuma sanção para quem as moveu irresponsavelmente, restará apenas o STF que tem o privilégio de jurisdicionar a si mesmo, e em matéria de competência para julgar os crimes de responsabilidade, está nas mãos do Senado. A propósito, o Procurador-Geral da República que anda falando tão pesado, ninguém no MPF e no Senado parecem querer comentar sobre o processo no Senado nº. nº 011983/08-6 e se encontra na Advocacia do Senado Federal por ordem do antigo presidente da Câmara Alta, e de lá não saiu desde a primeira quinzena de outubro do ano passado.
Voltando ao STF, é o Supremo que tem tido poder de fogo para organizar as coisas em deu devido lugar. Quanto aos policiais e magistrados criminais que acreditam que poderão ser carregados nos ombros do povo, seria bom repensarem seus conceitos, o custo do engano poderá ser suas carreiras.

PROTOGENES PODE ATE NAO SER HEROI MAIS É NOSSO DOM QUIXOTE

Bonasser (Advogado Autônomo)

Olho Vivo, o Delegado Protógenes pode até não ser herói, mais que fez um ótimo trabalho isso sim o fez. Veja o tanto que ele fuçou, quantas personalidades ligadas ao crime de lavagem e corrupção ele mostrou à sociedade.
O que ele fez com o DD, foi o mais brilhante de seu trabalho, descobriu esse monte de maracutaia em que quase todos os mesmos, tanto da vida privada como da publica, são arrastados para a lama, da safadeza e sem-vergonhice.
É claro que já sabíamos que o Delegado iria arranjar inimigos desde dentro da própria PF imagine se não os encontraria no meio político e do privado... o mais importante é que ele mostrou onde está localizada a lavanderia e quem coordena.
Quem de fato está satisfeito com tudo isso são seus companheiros da PF, pois um monte de incompetentes e invejosos de seu trabalho que vinha realizando, deu no que deu.
Quanto ao fato das “otoridades” acharem errado o envolvimento entre a PF e a ABIN, no que tange à troca de informações, é de uma burrice tamanha, quer dizer que podemos pedir ajuda ao FBI e CIA e demais Órgão de inteligência do Brasil e do mundo mais não pode pedir a um Órgão do Governo... é de lascar.

O vaticínio é antigo, porém, sempre atual...(1)

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Hélio Sodré, quando escreveu “A prova penal referente à posse de entorpecentes” (Forense, 1971), já alertava para os perigos decorrentes do interesse moral que a Polícia e seus membros têm na confirmação dos fatos tais como os apresentaram para a autoridade judicial, independentemente de serem ou não o retrato da verdade objetiva.
.
Antes dele, Alípio Silveira vaticinava: “Mesmo que se adote política firme de repressão e de prevenção dos abusos (esta última exigirá boa seleção na polícia, que nunca tivemos), não tenhamos, porém ilusões românticas, pois, enquanto existir polícia, existirão abusos, praticados com a invocação dum interesse social elevado a extremos, e expresso nesta falsa máxima, corrente em nossos meios policiais: é preferível prender cem inocentes a deixar em liberdade um culpado.” (“Hermenêutica no direito brasileiro”, vol. II, Revista dos Tribunais, 1968, p. 73).
.
O que mudou de lá para cá? A atitude de muitos magistrados que, pela pouca idade, sem nenhuma memória daqueles tempos e dos abusos históricos cometidos em todos os tempos pela polícia (seja ela qual for), deixam-se iludir por ela motivados ou inebriados pelo ímpeto reformador da juventude e pelo desejo ideológico de eliminar toda criminalidade custe o que custar, como se foram os paladinos da ordem, ou, ainda, porque, embora aprovados em concursos que medem apenas a qualificação técnica, mas não a verdadeira vocação, traduzida em predicados como a tolerância, a indulgência, a sobriedade, o recato, a aversão aos holofotes etc., são invadidos por um sentimento vulgar de repugnância em relação a todos os que são acusados da prática de qualquer crime, independentemente de serem ou não culpados, de efetivamente ter ou não ocorrido o fato criminoso.
.
(CONTINUA)...

O vaticínio é antigo, porém, sempre atual...(2)

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

(CONTINUAÇÃO)...
.
Essa é a mudança que se observa: uma degradação vocacional dos órgãos que compõem a judicatura brasileira, salvo raríssimas exceções. Hoje, é mais fácil condenar do que absolver, pois partem da premissa de que se a polícia investigou e colheu provas sob a fiscalização do Ministério Público, e este denunciou, então o acusado é culpado, independentemente do que possa dizer a defesa. O princípio secular “in dubio pro reo” definhou emasculado de tanto que, invocado, é deixado de lado, inaplicado, cedendo o passo para essa aberração, que não tem origem histórica em lugar nenhum, a que batizaram como princípio “in dubio pro societate”.
.
De tempos em tempos, nos damos contas do maior erro que o ser humano pode cometer: esquecer as lições com que a história nos brinda.
.
(a) Sérgio Niemeyer
Advogado – Mestre em Direito e doutorando pela USP – Professor de Direito – Palestrante – Parecerista – sergioniemeyer@adv.oabsp.org.br

calvario

dinarte bonetti (Bacharel - Tributária)

o calvario do Del. Protogenes segue seu curso, naturalmente. O banqueiro Daniel Dantas já está a salvo dos percalços de suas atividades economico-financeiras. Graças ao trabalho incansavel do Sen Heraclito, o banqueiro já pode voltar ao trabalho, sem mais riscos. Tambem Pitta, Nagib Nahas, pessoas de alto gabarito e imaculadas atitudes.
Já o Delegado, pode se preparar para o pior.
A revista Veja, que entende do assunto, preparou com precisào cirurgica os "fatos" sequenciais, que levarào o Delegado a um calvário pra mais de metro. Mas quem manda investigar figuras acima de qualquer suspeita?

Messias...

olhovivo (Outros)

Depois desse sujeito ter se intitulado da "brigada dos tigres", o que partir dele nada mais surpreende, desde os crassos erros de português até os descalabros descobertos em seu PC. E há imbecis que ainda o têm como herói.

Comentar

Comentários encerrados em 17/03/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.