Procurador promovido

TJ-SP dá posse ao seu 350º desembargador

Autor

6 de março de 2009, 21h35

Tomou posse nesta quinta-feira (5/3) o 350º desembargador do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, Geraldo Luis Wohlers Silveira. A cerimônia aconteceu no Salão do Júri do Palácio de Justiça e foi aberta pelo presidente do TJ-SP, desembargador Vallim Bellocchi.

Discursou o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira. Ele falou sobre a carreira de Geraldo Wohlers no Ministério Público. “Doutor Geraldo prestará grandes serviços ao Poder Judiciário paulista. Sua história pessoal mostra-se bastante para garanti-lo”, disse o procurador-geral.

Em seguida, o corregedor regional eleitoral e presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Walter de Almeida Guilherme, falou em nome do tribunal. “Vossa Excelência é um profissional do Direito de talento. Demonstrou-o no Ministério Público. Continuará a exercê-lo no Poder Judiciário. É certo que somente o talento não é suficiente para caracterizar o bom juiz. A experiência conta muito”, disse o desembargador Walter Guilherme ao empossando.

Ainda em seu discurso, presidente em exercício do TRE-SP afirmou: “O Ministério Público, nos vinte e quatro anos em que lá esteve, deu-lhe o norte — como a mim, nos vinte anos que lá passei, também o fez. Agora, acrescida a responsabilidade, e deve ter sido esse acréscimo o fato que o levou a buscar a Magistratura, pelo mecanismo do quinto constitucional, cabe palmilhar o novo e, repito, difícil caminho da distribuição da justiça. Deus deu-lhe as cartas, incumbe agora a Vossa Excelência jogar”.

O desembargador Geraldo Luis Wohlers Silveira discorreu sobre sua trajetória profissional como promotor e procurador de Justiça, agradecendo colegas de trabalho, amigos e familiares. “Tenho plena consciência de que integrei uma instituição modelar. A essa instituição absolutamente voltada à propagação da Justiça”.

História

Geraldo Luis Wohlers Silveira nasceu no dia 7 de agosto de 1960, na cidade de São Paulo, colou grau na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1982), com um curso interrompido na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (1979).

Tomou posse como promotor de Justiça substituto em 1985, passou pelas Promotorias até a de entrância especial, ou final, e, depois de assessorar o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do Ministério Público, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 1º de outubro de 2003.

Atuou na 4ª e 6ªCâmaras Criminais do Tribunal de Justiça. Foi eleito para o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça (biênio 2008/2009), deu aula de Direito Penal nas Faculdades de Direito da FMU e da Universidade Paulista, e no Curso Preparatório para Concursos CPC. É também membro da Academia Brasileira de Direito Penal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!