Faces da Lei

Atores pedem indenização por uso de imagem

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6 de março de 2009, 18h00

A fabricante alemã da marca de relógio Tutima e a distribuidora de filmes californiana Overture Films estão sendo processadas pelos atores Robert De Niro e Al Pacino por causa de anúncios publicitários de 2008, vinculados ao filme As Duas Faces da Lei, no qual os dois atuam. As informações da agência internacional de notícias Reuters.

Os dois atores alegam que uma série de anúncios sugeriam que eles recomendavam os relógios. Na ação, eles reivindicam indenizações da distribuidora e da fabricante de relógios.

A publicidade veiculada incluía um anúncio imprenso que mostrava os rostos e os nomes dos atores sobre uma foto do um relógio Tutima e uma trailer de As Duas Faces da Lei no site da marca de relógios. 

"As políticas de De Niro e Pacino a respeito de avais comerciais e vinculações são de conhecimento comum no setor de entretenimento", diz a defesa dos atores. "As ações dos réus prejudicaram as valiosas reputações de De Niro e Pacino e diminuíram o valor comercial de seu nome e suas imagens."

Os advogados alegam que os atores são muito cuidadosos com os produtos que anunciam. De Niro só manifesta apoio a um produto ou serviço "sob circunstâncias muito específicas ou excepcionais", dizem os defensores. "Pacino, durante toda a sua longa carreira, nunca deu aval comercial a qualquer produto ou serviço nos EUA." Em 2007, os atores assinaram um acordo que proibia o uso da imagem deles para ações comerciais sem a prévia autorização por escrito, argumentam os advogados.

Em As Duas Faces da Lei, lançado em setembro de 2008, Pacino e De Niro interpretam dois policiais veteranos que perseguem um serial killer. O filme arrecadou mais de US$ 78 milhões nas bilheterias mundiais, segundo a empresa Box Office Mojo.

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