Consultor Jurídico

Notícias

Mercado Jurídico

Crise atinge escritórios de advocaia dos EUA

Por 

Do final de 2008 para cá, 776 funcionários foram demitidos nos dez escritórios de advocacia dos Estados Unidos que mais reduziram a equipe por conta da crise financeira. Entre os demitidos, estão sócios e conselheiros. O site The AM Law Daily fez um Top Ten, às avessas, para retratar a situação no país. Os números são de setembro de 2008 a março deste ano.

O primeiro da lista é o Orrick, Herrington & Sutcliffe, que demitiu 20% da equipe (140 pessoas). Em números absolutos, o Latham & Watkins foi que mais cortou. Foram 190 demitidos.

Escritório

Demitidos

Porcentagem

Orrick, Herrington & Sutcliffe

140

19,8%

Holland & Knight

70

15,1%

Cooley Godward

52

12,9%

Bryan Cave

58

11,2%

Latham & Watkins

190

10,8%

McDermott Will

60

10,6%

Wilson Sonsini

45

10%

O'Melveny & Myers

90

9,5%

Goodwin Procter

36

7,4%

Proskauer Rose

35

6,3%

Fusão

Os escritórios Marcelo Neves Consultores Jurídicos e Barichello, Araujo & Zanchim Advogados anunciaram a fusão. Segundo os sócios, as duas bancas tiveram aumento de faturamento e de clientes em 2008. O novo escritório preservará o nome do advogado Marcelo Neves, que cuida da área constitucional. Além dele, são sócios: Pedro Souza (Seguros e Previdência Privada), Kleber Zanchim (Direito Imobiliário e Infraestrutura), Paulo Araujo (Contratos, Família e Sucessão) e Renato Barichello Butzer (Direito Bancário e Consumidor) . Os quatro são graduados pela USP.

Honoris Causa

O advogado Luiz Olavo Baptista recebe, nesta sexta-feira (6/3), em Portugal, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa. Ele é fundador do L.O. Baptista Advogados, além de participar da equipe de especialistas da Organização Mundial do Comércio (OMC). Durante os 40 anos atuando na advocacia, também alcançou o cargo de professor titular de Direito Internacional da USP.

Negócio do Ano

O Machado, Meyer, Sendacz e Opice prestou assessoria jurídica a duas operações vencedoras do Prêmio Deal of the Year de 2008 da publicação britânica Latin Lawyer. A aquisição do Grupo Ultra, em conjunto com a Petrobrás, pelo Grupo Ipiranga venceu na categoria Fusões e Aquisições. Na categoria Finanças Corporativas, a operação vencedora foi a oferta pública inicial da petroleira OGX feita por bancos. Em 2006, o escritório brasileiro participou de operações vencedoras em Finanças Corporativas e Reestruturação de Dívidas.

Mercado imobiliário

O governo de Angola pretende construir um milhão de casas para a população de baixa renda. Para isso, criou uma equipe de especialistas, organizada pelo Ministério da Habitação e Meio Ambiente de Angola, para traçar um diagnóstico sobre a legislação e as políticas públicas do país. O advogado Carlos Eduardo Duarte Fleury, diretor executivo do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, e o Pedro Cortez, sócio da área de imobiliário do Koury Lopes Advogados, estavam entre os convidados. Eles fizeram parte da equipe que avaliou a legislação de registros públicos do país, comparando com a legislação brasileira.

Campanha solidária

O Núcleo de Responsabilidade Social do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia conseguiu arrecadar 62 bolsas de sangue durante a campanha que fez com os funcionários neste mês. A banca, de Ribeirão Preto (SP), tem parceria com o Hospital São Francisco Clínicas. Esta foi a quinta campanha organizada, que contou com a presença de 47 doadores.

Pelas sociedades

*** Tatiana Marani Vikanis é a nova sócia do KLA (Koury Lopes Advogados). Ela é especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário e atua no escritório desde 2002, no consultivo e contencioso tributário.

*** Quatro novos advogados passam a integrar a equipe do Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados. A advogada Aude Lovigny é especialista em investimentos transnacionais, fusões e aquisições. Ela é graduada em Direito francês, italiano e brasileiro. Alexandre Cesar Kawakami atuou por mais de dez anos no mercado japonês e asiático, por isso tem experiência em operações com fundos de investimento, transações de exportação e importação. Marília Rabelo Corrêa atuou, em Houston, como diretora jurídica para a América Latina de empresa do setor petrolífero. Luiz Gustavo Miranda tem experiência em governança corporativa, direito e administração de cooperativas, além de gerenciamento de riscos legais e contratuais.

*** A advogada Fernanda Mendonça Figueiredo tornou-se sócia do Tostes e Associados Advogados. A banca é comandada no Rio de Janeiro por Sergio Tostes e conhecida pelo atendimento nas áreas de energia, óleo e gás. Fernanda é mineira, graduada pela Faculdade de Direito Milton Campos e mestranda na área.

*** Fernando Sérgio Piffer, formado pela Unip-Campinas, é o novo contratado do escritório Fernando Quércia e Advogados Associados. Ele já exerceu o cargo de juiz classista da 1ª Vara do Trabalho de Campinas. Tem curso de Mediação e Arbitragem pelo Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem e também é formado em administração pela PUC-Campinas. Atuará na área trabalhista.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 6 de março de 2009, 9h40

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/03/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.