Imagem válida

EUA: Juízes têm admitido vídeos como documentos

Autor

3 de março de 2009, 12h55

A Suprema Corte americana decidiu pela primeira vez, em fevereiro deste ano, aceitar um vídeo do You Tube como único documento para julgar um caso. Os juízes resolveram analisar os fatos após a exibição de imagens mostrando como a Polícia age com brutalidade contra um homem que se mostrou intransigente em uma batida policial. Ele chorava e se negava a levantar como foi pedido pelo policial. Por conta da rebeldia, tomou choques em um ato de abuso de autoridade. (Clique aqui para ver o vídeo). As informações são do jornal New York Times.

Em 2007, a Suprema Corte dos Estados Unidos já havia se debruçado sobre um vídeo de violência policial, postado no You Tube. As imagens serviram como principal prova de abuso de autoridade no caso. (Veja aqui esse vídeo).

Estudo publicado na revista Harvard Law Review sustenta que vídeos mostrados em julgamentos aumentam as chances de juízes fundamentarem suas decisões sem interferência das partes litigantes. Na Suprema Corte dos Estados Unidos, o ato é conhecido como “veja por você mesmo”. (Clique aqui para conhecer o estudo).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!