Nova direção

Ministros tomam posse nesta segunda-feira no TST

Autor

2 de março de 2009, 11h22

O Tribunal Superior do Trabalho faz, nesta segunda-feira (2/3), às 17h, sessão solene de posse da sua nova direção para o biênio 2009/2011. Com base na tradição do tribunal de observar a ordem de antiguidade, assume a Presidência o ministro Milton de Moura França. A vice-presidência será exercida pelo ministro João Oreste Dalazen, e a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho pelo ministro Carlos Alberto Reis de Paula.

Os três novos dirigentes fizeram carreira como magistrados do Trabalho. O ministro Moura França tem 67 anos e nasceu em Cunha, no interior de São Paulo. Formou-se em Direito pela Universidade de Taubaté, cidade em que atuou como advogado e professor. Em 1975, ingressou na magistratura do Trabalho. Foi promovido a juiz do TRT da 15ª Região (com sede em Campinas/SP) em 1991, e cinco anos depois chegou a ministro do TST, onde, nos dois últimos anos, exerceu a vice-presidência.

O ministro João Oreste Dalazen, de 56 anos, é gaúcho de Getúlio Vargas, mas fez carreira como juiz do Trabalho no Paraná, iniciada em 1980. Ele também chegou ao TST em 1996, e é professor de Direito na Universidade de Brasília. De 2007 a 2009, exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho e, nessa condição, visitou todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (vários deles mais de uma vez) a fim de verificar a regularidade da tramitação processual e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Aos 65 anos, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula é mineiro de Pedro Leopoldo e doutor em Direito pela Universidade de Minas Gerais. Fez carreira como juiz do Trabalho e professor em seu Estado. Em 1998, assumiu o cargo de ministro no TST e, de 2007 a 2009, dirigiu a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Já confirmaram presença na solenidade de posse da nova direção do TST o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, os ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Trabalho, Carlos Lupi, e os presidentes da Câmara, Michel Temer e do Senado, José Sarney.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TST.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!