Opinião livre

Debater temas não é ir contra doutrinas do Direito

Autor

31 de maio de 2009, 5h40

Cada vez mais nos deparamos com tentativas de vedar qualquer discussão pública acerca da fracassada política de repressão ao tráfico e uso de drogas ilícitas. Primeiro tenta-se barrar a marcha da maconha. Aliás, as autoridades deram importância demasiada a uma marchinha de meia dúzia de estudantes e simpatizantes de uma erva superdemonizada.

Este ano, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro não teve outra alternativa senão concordar com a realização da marcha. Motivo: não encontrou uma só evidência de que a marcha pela legalização da erva supersatanizada representava apologia ao uso de drogas ilícitas.

Entretanto, um deputado-delegado achou que um dos integrantes da marcha estava fazendo apologia. Justamente o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Por conta disso, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro para explicar-se, para dizer se estava ou não fazendo apologia. Ora, vejam os senhores como vivemos um tempo perigoso. Há muito que se diz que a liberdade de expressão, liberdade de reunião, a manifestação do pensamento, não são imunes à restrição e intervenção estatal. O perigo dessa fórmula – já virou fórmula – relativizadora da liberdade é exatamente o de ser invocada sem qualquer fundamentação concreta, não raro numa evocação fundamentalista calcada na dupla face dos direitos fundamentais, direitos da coletividade à segurança pública e, nestes tempos de gripe aeroportuária – não sei porque culparam os suínos -, invoca-se a proteção da saúde pública.

Pois bem. Agora o ministro vai ter de se explicar. Mas, será que o ele, apenas por ser ministro não pode participar de uma marcha? E a marcha contra a PEC dos precatórios que contou com a participação de Ministros do STJ? Ou será que o ministro está impedido apenas de participar da marcha que vise a legalizar algo que está na ilegalidade há uma centena de anos, sem qualquer resultado efetivo? Se o ministro tivesse participado de uma marcha pela proibição do álcool, defendendo a criminalização do comércio de álcool como crime hediondo, então não estaria impedido? Pela criminalização, pode marchar.

Aqueles que se opõem a qualquer debate público não raro saem com uma falácia insustentável do tipo: se legalizar a erva demoníaca, então logo irão defender a legalização do homicídio, do tráfico de pessoas, do roubo, etc. Ora, não podemos cair nesta falácia de comparar o consumo de drogas ilícitas com condutas que agridem a consciência coletiva há milhares de anos. Basta comparar com os dez mandamentos. Está escrito nos dez mandamentos, por acaso, que é pecado usar tal planta ou substância química desta ou daquela maneira?

Estou solidário ao Ministro Carlos Minc. E lembro Hannah Arendt, quando disse que num Estado “no qual não existe comunicação entre os cidadãos e em que cada homem pensa apenas seus próprios pensamentos é por definição uma tirania”. Aqueles que pretendem imputar ao Ministro Carlos Minc o crime de apologia ao uso de drogas ilícitas pretendem que os cidadãos inconformados com a atual legislação criminalizadora discutam monologamente, privadamente, que pensem os próprios pensamentos, quiçá na solidão da privada.

A continuar assim, não tardará que se concretize a profecia do Grande Irmão: o crime de pensamento. Por fim, registre-se que defender a liberdade não significa defender doutrinas que objetivam a destruição do Estado de Direito. O grupo neonazista recém-descoberto no Rio Grande do Sul, por exemplo, merece repressão com o rigor da lei. E que ninguém compare a marcha pela legalização da erva com condutas diametralmente díspares. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!