Resultado positivo

Mutirão de audiências no CE obteve 53% de acordos

Autor

29 de maio de 2009, 6h43

A primeira semana do mutirão promovido pela Central de Conciliação de primeira instância do Fórum Clóvis Beviláqua, no Ceará, terminou com êxito de quase 53% de acordos. A pedido do Banco Real, foram colocados em pauta, de 18 a 22 de maio, 45 processos. A maioria envolvia ações de busca e apreensão, ordinárias e revisionais, oriundas de 11 Varas Cíveis da comarca de Fortaleza. A estimativa é que o Fórum faça mais 39 audiências até o dia 29 de maio.

Durante o mutirão estão sendo concedidos descontos para as pessoas que se encontram em débito com a instituição financeira e que pretendem regularizar a situação do seu crédito. A maioria dos casos em que não houve acordo foi devido à ausência de alguma das partes. Diariamente são feitas duas sessões de conciliação e, em cada uma, são analisados cinco processos.

Para o conciliador Ângelo Mota Miranda, que exerceu a magistratura durante 27 anos, o êxito da Central de Conciliação se deve ao empenho da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, ao compromisso da equipe de trabalho e, sobretudo, a experiência dos conciliadores. “A conciliação só pode ser obtida se as partes cederem um pouco e tiverem boa vontade para pôr fim ao conflito. Com a nossa experiência, é possível conduzi-las a um acordo mutuamente satisfatório”, explica.

A Central de Conciliação recebe processos originários das Varas Cíveis e de Família, que envolvam direitos patrimoniais disponíveis, tais como questões de vizinhança, reparação de danos, pensão alimentícia, entre outros. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!