Mercado Jurídico

Escritórios se preparam para auxiliar empresas indianas

Autor

27 de maio de 2009, 9h15

Escritórios de advocacia já podem se preparar para atender empresas indianas que em breve investirão no Brasil. A possibilidade de expansão dos negócios e a complementariedade entre as duas economias são os principais atrativos do mercado brasileiro. Os investimentos devem se concentrar em áreas como farmacêutica, mineração, etanol, biodiesel e tecnologia da informação. Grandes empresas brasileiras, como Marcopolo, Gerdau e Weg já atuam no mercado indiano.

O escritório Teixeira, Martins & Advogados, representado pelos sócios Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins, participou de uma série de apresentações na Índia sobre os aspectos legais de investimentos no Brasil. O convite foi feito pela Câmara Brasil-Índia e pela Confederation of Indian Industry,  a Fiesp indiana. O evento teve a participação de empresários e autoridades indianas. Para participar das palestras, o escritório editou o Legal Guide to Foreign Investiment in Brazil (clique aqui para ler documento, em inglês).

Serviço completo
O escritório Manara & Associados, especializado em propriedade intelectual, lançou neste mês novos serviços na área de gestão de marcas: desenvolvimento, avaliação e adequação de marcas, além de pesquisas de aceitação do nome junto ao mercado. A sócia Cecília Manara afirma que 80% das empresas que procuram o escritório para registrar uma marca escolhem o nome com base no gosto pessoal e na intuição. Segundo ela, esse tipo de escolha costuma não funcionar e, mais que isso, trazer prejuízos.

Crédito de carbono
O Brasil é responsável por 10% dos US$ 118 bilhões movimentados com a compra e venda de créditos de carbono no mundo. O país fica atrás apenas da China, que tem 30% dos projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo do mundo, e da Índia (27%), de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Carbono. Durante três dias, o tema será discutido no Carbon Expo Barcelona, com a participação de especialistas de 14 países. Rodrigo Sales, advogado da área de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Trench, Rossi e Watanabe, foi convidado para falar sobre as perspectivas para o setor nos países emergentes. O evento termina na sexta-feira (29/5).

Expansão na crise
O Tauil & Chequer Advogados está expandindo a sua atuação e o seu tamanho. Especializado em investimentos internacionais na área de petróleo, gás, energia e infra-estrutura, no momento, a banca desenvolve projetos de gás natural na América Latina e na África e também com etanol e biocombustíveis em Angola e Moçambique. De janeiro a março contratou 14 novos advogados, por conta do aumento da demanda, e tem agora três novos sócios: Christiano Chagas (tributário), Eduardo Telles (contencioso) e Felipe Kim (societário). O escritório é associado ao norte-americano Thompson & Knight LLP.

Homenagem legislativa
O advogado Igor Mauler Santiago, do Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados, será condecorado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte com o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal. A homenagem, de acordo com a Câmara, é uma forma de reconhecimento público e agradecimento aos seletos cidadãos indicados pelas bem construídas trajetórias de vida. A cerimônia de entrega está marcada para o dia 9 de junho (terça-feira), às 19h, no edifício sede da Câmara.

PELAS SOCIEDADES

*** A advogada Renata Sanches decidiu trabalhar com a família. Passa agora a integrar o escritório Sydney Sanches e Advogados Associados, do pai Sidney Sanches, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. Renata dirigiu o escritório Suchodolski Advogados durante 20 anos, na área civil, planejamento societário e sucessório, tanto empresarial quanto de pessoa física e em Direito da Família. Márcia Sanches, irmã, também atua na banca, depois de trabalhar 13 anos no escritório Saulo Ramos.

*** O presidente do Cade, Arthur Badin, discute atos de concentração com os advogados Leopoldo Pagotto, do escritório Xavier, Bernardes, Bragança, Sociedade de Advogados, e com Fabíola Cammarota de Abreu, do Souza, Cescon Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados, no dia 5 de junho (sexta-feira), em São Paulo. O evento 15 anos da Lei Antitruste é promovido pela Britcham. O e-mail [email protected] está disponível para informações.

*** A partir de junho, milhares de empresas devem enviar sua contabilidade à Receita por meio do sistema eletrônico Sped. O escritório Gaia, Silva, Gaede & Associados marcou para o dia 4 de junho um curso sobre o tema, ministrado por seus advogados, também em São Paulo. Inscrições e informações pelo telefone: (11) 3105-2712.

*** A atuação dos departamentos jurídicos e dos grandes escritórios na prospecção e desenvolvimento das empresas é tema de entrevistas com Laura Fragomeni, diretora do MercadoLivre (maior site de e-commerce da América Latina), e Luiz Cláudio Cristofaro, diretor do jurídica da Light, publicadas na última edição da Revista Getúlio, editada pela GVlaw. A revista também traz entrevista com Gabriel Jorge Ferreira, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras e um dos articuladores do contrato que criou a Itaú Unibanco Holding S.A..

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!