Progressão de regime

STF concede HC a condenado por tráfico de drogas

Autor

27 de maio de 2009, 4h24

Mateus de Paula, condenado por tráfico de drogas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, deixará de cumprir pena em regime fechado. Por unanimidade, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu Habeas Corpus e determinou a substituição da pena privativa de liberdade por uma pena restritiva de direitos.

Mateus de Paula foi absolvido, em primeira instância, da acusação de tráfico de drogas, porém o TJ-SP reformou a sentença e o condenou a dois anos e três meses de reclusão, em regime fechado. A defesa alegou que, por ser primário, ele tem direito a iniciar o cumprimento da pena em regime aberto ou, então, à pena alternativa de restrição de direitos.

Após a decisão do TJ paulista, a defesa pediu HC no Superior Tribunal de Justiça, onde o relator lhe negou pedido de liminar. Contra essa decisão, os advogados recorreram ao Supremo. Alegaram que o tribunal podia superar a Súmula 691, que impede a corte de analisar pedido de Habeas Corpus contra decisão monocrática de tribunal superior. 

O relator, ministro Eros Grau, entendeu tratar-se de caso excepcional em que se justificava a superação da Súmula. Ele foi acompanhado pelos demais ministros que integram a Turma. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

HC 98.769

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!