Contribuinte virtual

Receita permitirá agendar atendimento pela internet

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23 de maio de 2009, 8h23

A Receita Federal do Brasil está prestes a colocar no ar um sistema de agendamento eletrônico que permitirá aos contribuintes escolher, pela internet, a hora, a data e o local do atendimento nos Centros de Atendimento ao Contribuinte. Está prevista também a possibilidade de o contribuinte sair mais rapidamente da malha fina. Hoje, ele precisa esperar que a própria Receita faça a notificação. As informações são da Agência Brasil.

Será possível agendar o atendimento e escolher o serviço. O usuário precisará ter uma senha para acessar as informações que estão na base de dados da Receita, para saber se existe algum problema.

Desde março, um serviço permite que as pessoas físicas e jurídicas pesquisem sua situação fiscal e eventuais pendências com o fisco. Um passo-a-passo mostra como regularizar a situação. O serviço gera relatórios que incluem débitos com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Para fazer a pesquisa, é necessário um código de acesso ou certificado digital, gerado na própria página da Receita, a partir da informação do CPF, da data de nascimento e do número do recibo da declaração do Imposto de Renda.

Em março, a Receita Federal havia informado que testava o novo sistema informatizado de “malha fina”. O objetivo da inovação é evitar que uma pessoa tenha a declaração retida em malha várias vezes sem que tenha cometido qualquer infração.

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