Penhora de bens

Mudanças trazem desacordos sobre venda do bem penhorado

Autor

22 de maio de 2009, 15h34

Após as relevantes mudanças no processo de execução trazidas pela lei n. 11.680/06, principalmente no que tange os atos expropriatórios, com a alteração na sua ordem de realização e a introdução da alienação por iniciativa particular, algumas divergências surgiram na doutrina e na jurisprudência acerca da arrematação do bem penhorado por parte do exequente, além da vinculação de tal arrematação ao valor da avaliação. Este é, pois, o tema tratado no presente artigo, que, passando por uma breve análise do procedimento e dos institutos abordados pelas alterações legislativas, objetiva ponderar sobre a possibilidade e os limites da arrematação do bem penhorado pelo credor da execução.

Inicialmente, cumpre trazer à baila a introdução, pela lei n. 11.780/06, do procedimento de adjudicação como forma expropriatória precípua de satisfação do crédito do exequente, previsto antes da arrematação na ordem dos incisos do artigo 685-A do Código de Processo Civil e analisar as consequências trazidas por essa alteração.

Forma de satisfação do crédito, a adjudicação consiste em ato de expropriação executiva em que o próprio bem penhorado se transfere para o credor, por iniciativa deste. Conforme exposto acima, antes da reforma propalada pela lei n. 11.680/06, a adjudicação só podia ocorrer após a realização de arrematação frustrada. Após a reforma, alterou-se a ordem de preferência dos atos, cabendo ao credor escolher entre as formas de expropriação oferecidas pela lei. Caso ele não se manifeste pelas formas especiais – adjudicação, alienação por iniciativa particular – o bem é designado para hasta pública.

Em razão de a adjudicação possibilitar ao credor a aquisição do bem sem sua disponibilização a terceiros e ter como imposição legal o valor mínimo equivalente ao valor da avaliação[1] realizada pelo oficial de justiça, alguns entendem não ser lícito ao exequente a participação no procedimento de arrematação, caso não exerça seu direito de adjudicar no momento oportuno. Outros entendem, ainda, que a regularidade da participação do credor no procedimento de arrematação está adstrita à hipótese de oferecimento de lanço maior ou igual ao valor da avaliação[2].

Ousamos, todavia, discordar de tais posições. Da primeira, discorda-se pelo simples fato de a lei não vedar, em momento algum, a participação do credor no procedimento de arrematação. De fato, não há qualquer expressão nos artigos que regulam a matéria que leve a crer que o fato de o legislador ter oferecido ao credor da execução a possibilidade precípua de adjudicação do bem enseja a vedação de sua participação no momento em que este for levado à hasta pública. Não é porque a lei lhe faculta a adjudicação que lhe vedaria a arrematação. Assim, conclui-se que todas as pessoas não proibidas pelo artigo 690-A, estando na livre disposição de seus bens, podem lançar, ou seja, participar da arrematação.

No que tange ao valor da arrematação, a única limitação imposta pela legislação é, ao nosso ver, a vedação de aquisição por preço vil. Não há, pois, que se falar em equivalência do valor da arrematação ao valor da avaliação quando este for realizado por parte do exequente[3].

Isto porque, ao contrário do que ocorre no procedimento de adjudicação, a arrematação é aberta ao público em geral, trazendo a possibilidade de concorrência pela aquisição do bem. Ficará com o bem aquele que oferecer o maior lanço entre os participantes. Donde se conclui que, da mesma forma em que a concorrência pode ser benéfica ao executado, possibilitando o pagamento por parte dos licitantes de valor maior do que o da avaliação, também pode ser financeiramente vantajosa ao arrematante, seja pela quantidade diminuta de participantes, seja pelo oferecimento de valores inferiores ao da avaliação por aqueles que participarem. E o credor da execução[4], sendo um participante como qualquer outro, deve se apropriar da eventual vantagem assim como se submeteria a uma desvantagem na hipótese de valorização do bem.

Assim, o lanço do credor não está atrelado ao valor da avaliação na hipótese de arrematação, sendo que isso só ocorre na adjudicação em razão da ausência de concorrência inerente a este procedimento. O piso em relação ao valor do lanço da arrematação deve se verificar, pois, em relação à caracterização de preço vil, o que, segundo construção jurisprudencial, ocorre quando for oferecido valor inferior a 50% do valor atualizado da avaliação.


[1]A exigência de que a adjudicação se realize por ‘preço não inferior ao da avaliação’ tutela, às evidências, o interesse do executado. Foi o que proclamou, no direito anterior, a 4ª Turma do STJ: ‘A adjudicação somente pode ser deferida se o exeqüente oferece preço não inferior ao da avaliação constante no edital’”. (ASSIS, Araken de. Manual da Execução. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2007, p. 721)

[2]Embargos à arrematação. Não é lícito ao credor, em não havendo concorrência, arrematar o bem, em segunda praça, por preço inferior ao da avaliação, notadamente quando há séria dúvida sobre o valor real do imóvel. inteligência do art. 714, do CPC." (TJRS, Ap. Cível Nº 70017314998, rel. Des. José Aquino Flores de Camargo, DJ 8/11/06).

[3] Neste sentido, já decidiu reiteradamente o STJ: REsp 184717/SP de 1º/3/99; AgRg no Ag 794892/DF de 06/02/2007; REsp 316329/MG, de 23/10/2001.

[4] “Fundamentalmente, o credor se equipara a qualquer pretendente, apostando em adquirir o bem em condições mais vantajosas, na arrematação, em lugar de adjudicar pelo valor da avaliação. E nenhum prejuízo provoca ao devedor, adquirindo em hasta pública o bem penhorado pelo maior lanço, porque, não fosse ele o arrematante, outro adquiriria o bem por ainda menor. Assim, não incide na espécie do art. 620”. (Op. cit., p. 752)

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!