Acesso fácil

Banco do Brasil disponibiliza extrato previdenciário

Autor

20 de maio de 2009, 17h22

Correntistas do Banco do Brasil terão acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por meio da rede de atendimento da instituição. A previsão é que o serviço tenha início ainda em maio.

Todos os segurados poderão acessar as informações cadastrais e vínculos empregatícios, bem como dados sobre remunerações e contribuições previdenciárias, diretamente nos terminais de autoatendimento, na internet ou nas agências do banco. Caso constate alguma inconsistência nos dados cadastrais, o extrato já trará informações de como corrigi-los.

A medida oferece uma alternativa ao segurado para regularização de informações sobre vínculos antigos, antes do requerimento de um benefício em uma Agência do INSS, prevenindo então a entrada de ações judiciais contra a autarquia. Até o final deste ano, está prevista a disponibilização do extrato previdenciário também pela Caixa Econômica Federal, a qual conjuntamente com o Banco do Brasil são instituições cogestoras do CNIS.

O trabalho foi disponibilizado a partir de análise de Acordo de Cooperação Técnica entre o INSS e o Banco do Brasil feito pela Procuradoria Federal Especializada junto, por meio da Coordenação-Geral de Matéria Administrativa. Com informações da Assessoria de Imprensa da Advocacia-Geral da União.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!