Consultor Jurídico

Contrato superfaturado faz TRF-1 suspender construção da nova sede

18 de maio de 2009, 19h19

Por Redação ConJur

imprimir

TRF da 1ª Região
Ilustração do projeto da Nova Sede da Justiça Federal da 1ª Região - TRF da 1ª Região

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região anulou a licitação para a construção da sua nova sede em Brasília depois de constatadas irregularidades na execução da obra. O superdimensionamento do projeto (veja imagem ao lado) e o orçamento de R$ 35 milhões a mais do que o necessário para a construção do prédio estão entre as irregularidade encontradas pelo Tribunal de Contas da União.

Na execução, não havia cronograma de desembolso, foram pagos serviços não previstos contratualmente e feitos serviços de fundação em desconformidade com os estudos técnicos, segundo apurou o TCU.

Além de anular a licitação, o TRF-1 deverá promover, em dois meses, novos estudos técnicos sobre a construção de sua nova sede, corrigindo todas as irregularidades apuradas e prevenindo novos problemas. Para a nova contratação, os processos licitatórios deverão ser individualizados no que for possível e economicamente vantajoso, de modo a ampliar a competição e selecionar melhores preços e técnicas.

A suspensão da licitação integra o termo de compromisso assinado pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, e o presidente do TRF-1, desembargador Jirair Megueriam.

O compromisso é resultado do Procedimento de Controle Administrativo instaurado no CNJ para acompanhar o andamento das obras. Segundo o conselheiro Mairan Maia Júnior, a preocupação inicial era averiguar prejuízos aos cofres públicos no andamento das obras, mas a última auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União encontrou vícios na execução do contrato e no próprio contrato, que poderiam causar grave lesão ao erário. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional de Justiça.

PCA 2008.100.000.018-48