Luto na advocacia

Morre o advogado Ernani de Almeida Machado

Autor

15 de maio de 2009, 19h13

O advogado Ernani de Almeida Machado, um dos fundadores do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, morreu de ataque cardíaco em São Paulo nesta sexta-feira (15/5), aos 78 anos. O velório está acontecendo no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. O corpo será velado até as 22 horas desta sexta-feira (15/5) e das 7h às 12h do sábado (16/5) , quando seguirá para ser cremado no Crematório da Vila Alpina.

Nascido em São Manoel, interior de São Paulo, Ernani Machado se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1958. Era mestre em Direito Comparado pela Universidade de Tulane (EUA) e atuava principalmente na área contenciosa. “É com grande pesar que anunciamos o falecimento de um de nossos fundadores. Ele ajudou a formar várias gerações de advogados em nosso escritório e vai continuar sendo para todos nós que ficamos uma referência”, afirma Nei Zelmanovits, CEO da banca.

Ernani Machado liderou o grupo de profissionais do escritório que formou em 1972. Segundo o advogado Carlos José Santos da Silva, o Cajé, que trabalhou durante muitos anos ao lado de Ernani, ele foi considerado um mestre para todos que já passaram pelo local. "Não havia questão do Direito que ele não pudesse responder. Quando algum de nós tinha dúvidas, ele parava tudo para fazer a leitura do Código e nos induzir a encontrar a solução", afirma. "Ele ajudava os estagiários do escritório a se preparar para o Exame da Ordem, principalmente, na época em que havia a sustenção oral", lembra. Em 2002, quando o escritório completou 30 anos, Ernani Machado se aposentou. Segundo Cajé, ainda assim, ele frequentemente visitava o escritório que fundou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!