Ética britânica

Ministro acusado de infringir código de conduta renuncia

Autor

15 de maio de 2009, 21h51

O ministro-adjunto da Justiça da Grã-Bretanha, Shahid Malik, renunciou ao seu cargo nesta sexta-feira (15/5) depois de ser acusado de infringir o código de conduta ministerial britânico sobre gastos pessoais. A informação é da BBC Brasil.

A acusação contra Malik foi publicada pelo jornal britânico The Daily Telegraph, que afirmou que o ministro está pagando aluguel muito abaixo do valor de mercado por uma casa em West Yorkshire, no centro da Inglaterra, a um proprietário que foi condenado na Justiça por se apropriar indevidamente de outro imóvel. Segundo o código de conduta, integrantes do gabinete não podem usar sua posição de influência para obter vantagens financeiras.

O primeiro-ministro Gordon Brown pediu que seu conselheiro sobre assuntos do gabinete ministerial, Philip Mawer, investigue as acusações contra Malik e entregue um relatório completo sobre o caso. Malik, que é do Partido Trabalhista, o mesmo do primeiro-ministro, diz que as acusações do jornal são uma "invenção".

Nas últimas semanas, a imprensa britânica divulgou acusações de mau uso do dinheiro público contra várias autoridades e parlamentares, levando Gordon Brown a pedir desculpas em público. Mais de 20 parlamentares e ministros prometeram reembolsar o governo, depois que a imprensa divulgou que eles usaram verbas públicas para despesas pessoais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!