Dia de prova

Exame unificado da OAB será neste domingo

Autor

15 de maio de 2009, 13h00

A OAB fará nesse domingo (17/5) a primeira fase do seu Exame de Ordem Unificado. Será a primeira vez que a OAB paulista participará da prova única. Agora, a seccional de Minas Gerais é a única que ainda não integra o Exame Unificado.

“Com a adesão da seccional paulista ao Exame de Ordem Unificado, estaremos abrangendo 95% das provas realizadas no país”, declarou o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso. “Dessa forma, com a prova unificada, será possível avaliar os cursos dentro do mesmo critério. Antes, com cada seccional realizando a sua prova, essas avaliações ficavam um pouco comprometidas.”

A novidade é o horário da prova, que agora será às 14 horas e não mais no período da manhã. Nessa edição do Exame, os candidatos também puderam optar por fazer a prova no município onde têm seu domicilio eleitoral ou no município de sua formação acadêmica.

A primeira fase terá duração de cinco horas. Estarão habilitados a prestar a segunda fase os candidatos que acertarem no mínimo 50 das cem questões de múltipla escolha. Para prestar o exame, o bacharel deve levar documento de identidade original com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

A segunda fase do Exame de Ordem, de caráter discursivo, está marcada para o dia 28 de junho. Inclui redação de peça jurídica e de cinco questões práticas. Três novas áreas de opção foram incluídas nessa fase: Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Empresarial, além das disciplinas clássicas Direito Penal, Direito Civil, Direito Tributário e Direito Trabalhista. A nota mínima para aprovação nessa fase é seis. “A inclusão de Direito Empresarial será muito positiva para os estudantes de São Paulo, pois grande parte faz estágio nessa área”, comentou o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP, Braz Martins Neto.

A aprovação no Exame de Ordem é uma exigência da Lei 8.904/94 para o exercício da profissão de advogado. Todas as questões da prova foram elaboradas pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), instituição ligada à Universidade de Brasília. Com informações da assessoria de imprensa da OAB-SP

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!