Noite de luzes

Anuário entra para o calendário da Justiça

Autor

8 de maio de 2009, 13h13

Acontecimento que já entrou para o calendário da Justiça, o lançamento do Anuário da Justiça, levou ao Salão dos Bustos do Supremo Tribunal Federal, na noite de quarta-feira (6/5), a nata do Judiciário, do Ministério Público e da Advocacia do país.

U.Dettmar
Geral com Gilmar - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar

U.Dettmar
Gilmar - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar

Coube ao presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, fazer as honras da casa e definir a importância da publicação para o Judiciário brasileiro: "Se a transparência é o vital oxigênio da democracia, então o Anuário tem sabido fazer a sua parte na construção diuturna e cidadã do Estado Constitucional pátrio, à medida que enseja mais visibilidade a um Poder cuja atuação diz inteiramente com a paz social, com o ambiente de segurança e credibilidade indispensável ao desenvolvimento político e socioeconômico do país”.

Disse ainda o presidente do Supremo: "Ao retratar a realidade da magistratura superior e também de órgãos considerados essenciais à prestação jurisdicional, o Anuário aproxima os cidadãos da Justiça, o que, sem dúvida alguma, colabora para fazê-la mais acessível e respeitada".

O Supremo Tribunal Federal, os tribunais superiores da Justiça, do Trabalho, Eleitoral e Militar, e as entidades que são objeto de análise do Anuário mandaram preresentantes ao evento.

U.Dettmar
Ministros - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar/SCO/STF

Na foto, da esquerda para a direita, uma parte da "mesa" que presidiu a cerimônia de lançamento da publicação: ministros Carlos Britto e Cezar Peluso do STF; procurador-geral da República Antonio Fernando Souza; ministro Moura França, presidente do TST; ministro Carlos Alberto Soares, presidente do STM; e ministro Ricardo Lewandowski, do STF.

U.Dettmar
Americo - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar/SCO/STF

O advogado Américo Fialdini, falou em nome da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado) principal apoiadora do Anuário e promotora da festa: "O Anuário vem cumprindo o papel de ser mais um veículo divulgador do Judiciário".

U.Dettmar
https://www.conjur.com.br/img/b/massami-eros-celita-.jpeg

A presidente do Conselho Curador da Faap, Celita Procópio, confraterniza com os ministros Massami Uyeda, do STJ e Eros Grau, do STF

U.Dettmar
Marco Aurélio - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar/SCO/STF

O ministro Marco Aurélio, que ultimamente tem substituído sua fama de incendiário pela de bombeiro, passou rapidamente pelo evento, mas não deixou de registrar sua presença.

U.Dettmar
Direito - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar/SCO/STF

O ministro Marcelo Ribeiro, representante da advocacia no TSE, conversa com o ministro do STF, Carlos Alberto Menezes Direito, também oriundo da advocacia.

U.Dettmar
Conforto - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar/SCO/STF

O general Sergio Conforto, ministro do STM, expressou seu reconhecimento ao Anuário pela divulgação do trabalho da corte castrense.

U.Dettmar
Meyer e Sadek - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar/SCO/STF

O presidente do Conselho Diretor do Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) Antonio Corrêa Meyer encontra a cientista política Maria Teresa Sadek, a mais conceituada pesquisadora do Judiciário brasileiro. O Cesa foi um dos apoiadores do Anuário (clique aqui para ver a lista completa), enquanto a professora contribuiu com seu conhecimento.

U.Dettmar
Lewandowski e Nasr - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar/SCO/STF

O coordenador-geral da Unip (Universidade Paulista), José Agusto Nasr, não passou despercebido. Na foto (à direita), conversa com o ministro Ricardo Lewandowski, que estava acompanhado da mulher Yara de Abreu Lewandowski.

U.Dettmar
Estefânia e Humberto - Lançamento do Anuário da Justiça 2009 - U.Dettmar/SCO/STF

Presidente da OAB-DF e candidata a um terceiro mandato, Estefânia Viveiros conversa com o ministro Humberto Martins, do STJ (à direita). Clique aqui para ver a lista (parcial) de presenças.

[Fotos: U. Dettmar]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!