CPI das Escutas

Marcelo Itagiba entrega a Gilmar Mendes relatório

Autor

25 de junho de 2009, 15h45

O presidente da CPI das Escutas Telefônicas, deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), entregou nesta quinta-feira (25/6) ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, o relatório final com todas as conclusões da CPI.

O deputado explicou que no relatório existem duas propostas de lei para regular a questão das escutas telefônicas. Segundo ele, os projetos também visam criar empecilhos para a comercialização, importação, venda e utilização dos equipamentos de escutas por quem não faz parte de órgão autorizado a fazer esse tipo de trabalho.

Itagiba afirmou que no Brasil ocorriam mais de 375 mil interceptações por ano. “Havia uma banalização, um total descontrole. Nenhum órgão era capaz de informar efetivamente quantas escutas telefônicas estavam sendo realizadas no país”, salientou. Para o deputado, somente após os mandados que foram encaminhados às operadoras telefônicas foi possível descobrir o número de interceptações.

Itagiba acredita que o ministro Gilmar Mendes vai analisar o relatório final que foi feito pela Comissão Parlamentar de Inquérito e compartilhar os dados com os demais ministros da Corte. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!