Prédio ocupado

Juíza determina reintegração da sede da Funasa

Autor

19 de junho de 2009, 18h59

A juíza Ana Paula Serizawa, da 1ª Vara da Justiça Federal do Amazonas, acatou o pedido de reintegração de posse do edifício da sede da Funasa em Manaus, há dez dias ocupado por indígenas. A informação é da Agência Brasil.

O processo foi encaminhado ao cartório da vara, onde será feito um mandado com a ordem judicial de desocupação. O documento será entregue aos indígenas possivelmente nesta sexta-feira (19/6) por um oficial de Justiça local. A expectativa da Funasa é a de que a desocupação seja pacífica, mas deve ser requisitado o apoio da Polícia Federal para garantir a segurança e a ordem necessárias para o cumprimento da determinação da Justiça.

Um grupo de mais de 300 índios de várias etnias permanece há dez dias no prédio da sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Manaus. O cacique da aldeia Tauari de Autazes, Antônio Mota, informou que entre os índios que ocupam o prédio estão 100 mulheres e 50 crianças.

Em nota, a Funasa informou que a invasão do prédio, paralisando as atividades do órgão, trará prejuízo no atendimento à saúde de mais de 122 mil indígenas da região.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!