Balanço anual

Defensoria presta quase 22 mil atendimentos no MT

Autor

18 de junho de 2009, 6h36

Em um ano, o Núcleo Estadual de Execução Penal da Defensoria Pública de Mato Grosso atendeu 21.893 pedidos de atividades judiciais e administrativas. De acordo com o defensor Marcos Rondon Silva, coordenador do núcleo, esses números são possíveis pela presença contínua, no mínimo uma vez por semana, da Defensoria nas unidades prisionais.

O relatório estatístico apresentado pelo defensor abrange as unidades, Penitenciária Central de Cuiabá (antigo Pascoal Ramos), Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé) e Penitenciária Ana Maria do Couto May. Dentre os quase 22 mil atendimentos, o coordenador destacou alguns números. Foram 619 solicitações de atestado de trabalho e 188 de estudos, que geram oportunidade de redução de pena para o detento, 174 Habeas Corpus e 346 progressões de regime, em que o preso tem a oportunidade de cumprir a pena em regime semiaberto ou até mesmo aberto.

Além de dar andamento às atividades judiciais e administrativas, uma parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) levam cursos aos presos, como marcenaria, reciclagem de papel e artesanato em geral. As atividades acontecem durante toda a semana e são ministradas por voluntários. Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública de Mato Grosso.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!