Novas regras

Câmara deve votar reforma eleitoral em 15 dias

Autor

4 de junho de 2009, 16h43

Dentro de 15 dias a Câmara deverá votar as propostas de reforma eleitoral. A comissão criada para estudar o assunto receberá sugestões de deputados até terça-feira (9/6), quando se reunirá para consolidar o texto que será votado na semana seguinte. A informação é da Agência Brasil.

A proposta, de autoria do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), define as regras para a campanha, inclusive pela internet, e regulamenta as pré-campanhas eleitorais. “A reforma tem o espírito de regulamentar, para que não haja dúvida no processo eleitoral”, disse Flávio Dino.

A reforma política, por sua vez, ainda encontra resistências e falta de consenso entre os líderes. A proposta de voto em lista fechada de candidatos não será votada. “A lista está morta. Só poderá ser ressuscitada em 2011 porque é a proposta que mais divide”, explicou Dino.

A ideia, segundo ele, é votar as matérias que têm consenso. “Até por uma questão metodológica”, comentou. A proposta do financiamento público de campanha, outro ponto da reforma política, voltará à discussão depois da votação da reforma eleitoral. “Queremos aumentar o peso do financiamento público e diminuir o financiamento privado. Mas o Democratas não quer discutir essa proposta”, acrescentou.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), explicou que não faz sentido votar o financiamento público sem votar a lista fechada. “Ele é favorável à teoria da goiabada com queijo, de que um não funciona sem o outro”, comentou Dino.
Caiado rebateu:  “O governo sepultou a reforma política. Quer deixar tudo para o governo que vem”, protestou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!