Mutirão digital

1,4 mil agravos seguem para tribunal de origem

Autor

2 de junho de 2009, 5h29

Durante o primeiro dia do mutirão para digitalizar e devolver aos tribunais de origens processos digitalizados, o Superior Tribunal de Justiça conseguiu analisar 1,8 mil agravos de instrumento. Desse total, 1,4 mil seguiram nesta segunda-feira (1/6) para os tribunais de origem. Outros 400 foram retidos devido à falta de algumas peças.

O Núcleo de Procedimentos Especiais da Presidência (Nupre) também participou do mutirão e, paralelamente, elaborou cerca de 400 minutas de decisões de agravos que não preenchiam os requisitos legais de admissibilidade. 

No primeiro dia de trabalho, feito no último sábado (30/5), 120 servidores se revezaram na indexação, classificação e separação dos processos, para deixá-los prontos para envio aos estados de origem. São Paulo e Rio Grande do Sul foram os destinos de 50% dos agravos. 

O objetivo no primeiro dia de trabalho era baixar dois mil agravos. Embora a meta não tenha sido atingida, a expectativa é a de que ela seja superada no próximo sábado (6/5), segundo e último dia do mutirão. “Aprendemos muito nesse primeiro dia e adquirimos experiência para tornar o trabalho mais célere. Além disso, a equipe está bastante motivada”, avalia Tereza Cristina, assessora da presidência do STJ.  

Somente nesta segunda-feira, 3,2 mil processos lotaram três vans dos correios para serem remetidos aos tribunais de origem. Isso representa a soma dos agravos baixados no mutirão com os processos digitalizados que estão sendo gradativamente devolvidos. Para atender a essa demanda, o presidente do STJ, ministro presidente Cesar Asfor Rocha, precisou solicitar aos correios 330 sacolas extras. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!