Passo virtual

Cartórios em Pernambuco são informatizados

Autor

31 de julho de 2009, 19h54

O Banco do Brasil assinou acordo com os cartórios de Pernambuco para informatizar a cobrança dos serviços. O convênio foi assinado, nesta sexta-feira (30/7), no gabinete da Corregedoria-Geral da Justiça do estado.

O sistema informará os valores detalhados, quanto do dinheiro vai para o cartório (o chamado emolumento) e para a Justiça. Emitida a guia, o usuário só precisará efetuar o pagamento no Banco do Brasil, que fará o repasse tanto de emolumentos quanto de tributos. No cartório, basta mostrar a guia paga e utilizar os serviços.

A Corregedoria-Geral de Justiça espera que a mudança seja implementada este ano e que 2010 já comece com todos os cartórios interligados ao sistema de informática. "A medida é uma resposta diante de várias irregularidades nos serviços e dos casos de sonegação constatados. A emissão da guia pela internet significa transparência para o usuário, além de garantir o cumprimento da tabela de preços", ressaltou o corregedor José Fernandes.

Segundo a Corregedoria, Pernambuco é o segundo estado no Brasil a informatizar o sistema de cobrança dos cartórios, depois de  Sergipe. Participaram da solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Fernandes de Lemos, o superintendente do Banco do Brasil, Neirim Goulart Duarte e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Jones Figueirêdo. Além de representantes dos cartórios, da Escola de Magistratura (Esmape), juízes e servidores fizeram questão de prestigiar o primeiro passo para uma revolução no setor. Com informações da Assessoria de Imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!