Consultor Jurídico

Regras e penas aos candidatos são suavizadas em Reforma Eleitoral

24 de julho de 2009, 13h15

Por Luiz Garcia

imprimir

Para quem reclama da lentidão na tramitação de projetos de lei no Congresso: a Câmara dos Deputados acaba de aprovar um deles em apenas 40 dias, incluindo redação, discussão e aprovação. É notável exemplo de agilidade parlamentar, tão
frequentemente lamentada pela sua ausência na rotina do Legislativo.

Só um detalhe, que provavelmente a maioria dos deputados considera desprezível, faz com que essa notícia não seja tão boa quanto parece: trata-se de um substitutivo da reforma eleitoral, na qual deputados e senadores têm interesse
direto — e não necessariamente no bom sentido.

Como registrou outro dia o vigilante site “Congresso em foco”, a proposta dos deputados afrouxou consideravelmente os obstáculos legais às candidaturas de cidadãos com problemas na Justiça. Por exemplo, as contas da campanha eleitoral devem ser apresentadas — mas não necessariamente aprovadas. E desaparece a exigência de que o registro da candidatura dependa da aprovação das contas da campanha eleitoral. Basta que elas sejam apresentadas: serão julgadas a longo prazo.

Em outro item, é suavizada e adiada a punição dos políticos que atropelarem os prazos da propaganda eleitoral. A pena mínima nesses casos cai de R$ 10 mil para R$ 5 mil. Há, ainda, o problema das doações ocultas, que são feitas aos partidos e não aos candidatos, embora tenham endereço certo. O destino do dinheiro só será identificado com a prestação de contas dos partidos — e isso só acontece em meados do ano seguinte ao das eleições. Assim, escondesse do eleitor uma informação importante, talvez decisiva, para a escolha de seus representantes.

Como disse o professor David Fleischer, da Universidade de Brasília, o projeto é “um monstrengo”. Tem toda a cara disso: num momento em que a classe política está com seu prestígio em queda aos olhos do eleitorado, a opinião pública pede mais severidade e discernimento nas regras do processo eleitoral. O projeto aprovado pela Câmara parece ser o oposto disso.

É claro que o Senado pode dar um banho de severidade e espírito público nas normas de campanha. Para valer nas próximas eleições, o projeto da Câmara tem de ser aprovado, sem alterações, até 30 de setembro. Mas, com tantos senadores em fase de bola murcha, é bem possível que a mudança para pior não aconteça.

As regras atuais com certeza merecem aperfeiçoamento, mas, pelo visto, em sentido oposto às mudanças aprovadas com rara agilidade pelos deputados.