Exame antidoping

MP pede a absolvição de Rebeca Gusmão

Autor

15 de julho de 2009, 18h19

A atleta Rebeca Gusmão, acusada de falsidade ideológica durante os Jogos Pan-Americanos de 2007, foi interrogada nesta quarta-feira (15/7), pelo juiz Flávio Itabaiana Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. No final do interrogatório, o representante do Ministério Público pediu a absolvição de Rebeca.

No Pan de 2007, Rebeca Gusmão fez dois exames antidoping, um no dia 12 e outro no dia 18 de julho. Os dois exames foram enviados do laboratório Ladetec, que faz o exame antidoping, ao laboratório Sonda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que constatou que as urinas possuíam DNA diferentes.

O principal questionamento do processo, de acordo com o juiz, era saber por que apenas uma parte da urina colhida no dia 12 foi transferida para outro frasco, que acabou ganhando novo número. “A garantia do atleta de que a urina que está sendo analisada é dele mesmo é feita através do número do frasco. Quando o material é transferido para um outro frasco e este ganha um outro número, isso deve ser feito com autorização e na presença do atleta e isso não foi feito no meu caso”, explicou Rebeca.

Em suas alegações finais, o promotor Juan Luiz Souza Vazquez afirmou que ficou claro que a transferência de um frasco para outro do material colhido para análise foi feita sem a presença da atleta ou de qualquer pessoa da sua confiança. “Esse procedimento, que pode até ser aceito pela Justiça Desportiva e pela Corte Arbitral do Esporte, não autoriza uma condenação criminal”, concluiu.

O Ministério Público chegou a oferecer à Rebeca a suspensão condicional do processo pelo prazo de dois anos, possível nos casos de crime que ensejam de um a três anos de detenção. A proposta não foi aceita pela atleta. A defesa de Rebeca tem agora cinco dias para apresentar suas alegações finais para que o juiz possa dar a sentença do processo. Com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!