Processo digital

Justiça de RO promete informatização até outubro

Autor

14 de julho de 2009, 7h21

O Judiciário de Rondônia está expandindo o Processo Judicial Digital (Projudi) por todas as comarcas do estado. O sistema proporciona o acesso imediato aos processos, promete acabar com a burocracia e fornecer mecanismos necessários para o desenvolvimento das atividades com eficiência.

Hoje em Rondônia, das 22 comarcas instaladas, apenas Machadinho D’ Oeste, Alta Floresta D’ Oeste, Costa Marques e Alvorado D’ Oeste ainda não foram atendidas. De acordo com a Coordenadoria de Informática do Tribunal de Justiça (Coinf), até o final de outubro deste ano, o processo judicial digital será implantado em todos os Juizados do estado.

“Empenho e muita dedicação.” Estas são as palavras escolhidas pela presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Caneiro, para definir a receita do que tem sido feito para diminuir expressivamente a morosidade no Judiciário estadual.

A desembargadora disse que para atender às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Poder Judiciário de Rondônia tem empenhado muitos esforços, destacando-se as ações do Projudi, para atender com presteza toda a demanda atual. “É impossível pensar no Judiciário de hoje sem o processo virtual. Seria um retrocesso. Aqui em Rondônia o nosso foco tem sido ampliar a qualidade da Justiça oferecida à sociedade. Com o Projudi estamos economizando tempo, papel e otimizando os recursos humanos.”

Para o juiz Guilherme Ribeiro Baldan, o Projudi é sem dúvida uma excelente ferramenta. “O processo eletrônico tem duas grandes vantagens no meu ponto de vista. Ele é totalmente transparente, haja vista que os processos tramitam via web, com acesso de qualquer pessoa habilitada, de qualquer lugar, além de acabar com o tempo morto do processo. Não é necessário bater carimbos, fazer juntada de documentos, utilizar furador. Acaba também toda aquela burocracia necessária ao processo físico e que gera um tempo não útil para o processo”, ressaltou Baldan.

Trabalho dos advogados
Segundo o advogado Carl Teske Júnior, o Projudi tem sido de grande valia em sua rotina de trabalho. Ele explica que a eliminação destes procedimentos burocráticos é um grande ganho para o Judiciário estadual. “O processo virtual tem me ajudado muito. Do meu escritório preparo petições e, quando chego na audiência, está tudo pronto. Com a facilidade estabelecida pelo Projudi temos uma Justiça mais ágil.”

Para os advogados utilizarem o Projudi, é necessário que estejam cadastrados. Este procedimento deve ser efetuado nos Juizados Especiais do estado. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!