& CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

|greja deve indenizar jornalista por reproduzir texto sem autorizacao

Publicar texto em qual quer veiculo de comunicacdo, sem autorizagdo do autor, € crime de violacdo aos
direitos autorais. A partir desta premissa, ajornalista Alessandra Silvério levou a melhor na primeira
instancia em acéo movida contraa lgreja do Avivamento Mundial — Assembleia de Deus, Ministério de
Boston em Osasco. A Justica de Sdo Paulo determinou o pagamento de R$ 42.830,59 por danos morais e
materiais paraajornalista. (Cligue aqui paraler a decisdo)

O caso comegou quando ajornalista viu seu texto produzido como Trabalho de Concluséo de Curso
(TCC) publicado pelo jornal Mensageiro Cristéo, assinado pelaigreja. De acordo com o processo, a
reportagem assinada por Roberto Vieira, editor e diretor do jornal, reproduz trechosipsisliteris do
trabalho de Alessandra. O temafoi a ética no jornalismo.

Segundo artigo da jornalista no site Observatorio da Imprensa, elatomou conhecimento da publicagéo
porque um internauta lhe enviou e-mail para comentar o caso. "Alguns meses depois consegui o jornal, e
ao comprovar o fato liguel para o Mensageiro Cristao, parafalar com Roberto Vieirae com o pastor
Ouriel de Jesus’, disse.

A publicacdo foi distribuida afiéis daigreja nos Estados Unidos, no Brasil e em outros paises. Publicado
por diversos sites do meio académico, como a pagina de Escola de Comunicagdo e Artes da USP, o texto
de Alessandra ja era conhecido entre as faculdades da érea. Seu trabalho chegou a ser citado na provado
concurso que selecionava professores de jornalismo para atuar na Universidade Estadual de Londrina
(PR).

Em sua defesa, aigrgaalegou “improcedéncia da acdo”. Segundo a entidade, Roberto Vieiraé
presidente da Igreja Evangélica Assembléa de Deus Ministério de Boston em Osasco, masalgrejaem
Osasco é auténoma e ndo tem nenhum contrato com a Igreja de Boston. Além disso, “nunca possuiu
jornais, revistas, nem sites’.

Para o juiz Vitor Frederido Kimpel, a contestacéo da defesa ndo “ apresenta consisténcia nenhuma’. Nos
autos consta, ainda, o Estatuto da instituicdo, comprovando que a composi¢ao daigreja é totalmente
brasileira.

“Ora, areé se utiliza de trabalho que ndo |he pertence e, descaradamente, fala em ética profissional”,
afirmou o juiz que cita na decisdo trechos do texto sobre ética na comunicagdo publicado pelo jornal.
Kuimpel lembraque aLei 9.610/98 pune todo aguele que direta ou indiretamente venha a obter
vantagens ou lucros indevidos com o uso de obra alheia.

Além daindenizacao por danos morais e materiais, sob pena de multade R$ 1 mil por diaem caso de
descumprimento, aigrejatambém foi condenada a republicar o0 artigo da autora ém trés jornais de grande
circulacdo. O juiz mandou aigreja publicar erratas em trés jornais de grande circulagcdo na capital.

Clique aqui paraler a integra da deciso.

Date Created
14/07/2009

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 14/07/2009


https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/decisao-jornalista-i.pdf
http://www.mnemocine.com.br/aruanda/eticajornalistica.htm
https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/decisao-jornalista-i.pdf

