Consultor Jurídico

Crise pode criar boas oportunidades para quem quer expandir os negócios

14 de julho de 2009, 6h17

Por Andrezza Pongelupi Figueiredo

imprimir

Um dos principais planos de negócios que podem ser gerados com a crise financeira mundial é a aposta nos processos de fusões e aquisições (M&A). Embora as companhias das áreas de informática, tecnologia da informação e telecomunicações não tenham sido as mais afetadas com a tensão financeira, não há quem afirme que também não estão sentindo os abalos da mesma. Alguns especialistas acreditam que assim que a fase de turbulência econômica passar e o mercado se estabilizar novamente, será o momento ideal para que as empresas voltem à atenção para esse segmento, em especial, as companhias das áreas acima relacionadas.

Por esse motivo, os empresários desses setores devem se preocupar em conhecer os processos de fusões e aquisições, que podem ocorrer a qualquer momento, com chances iguais para cada uma delas, uma vez que são segmentos bastante pulverizados e, por isso, muito atrativos aos olhos desse mercado. Além disso, é possível que os grupos estrangeiros, que no momento não possuem muitas opções no mercado, voltem a fazer negócios com as companhias brasileiras.

Diante desse cenário, as empresas devem passar por uma preparação prévia ao processo de M&A, que compreende a análise de certidões e demais documentos relacionados a aspectos societários, trabalhistas, cíveis, tributários, contratuais, imobiliários, ambientais e regulatórios, dentre outros (due diligence).

Essa preparação tem como finalidade verificar os pontos relevantes da estrutura da sociedade e avaliar os riscos e vulnerabilidades das empresas, sugerindo providências para a redução ou eliminação de tais riscos, bem como estruturar a forma pela qual se desenvolverá a transação. O procedimento de due diligence, por exemplo, permite que se identifique eventuais passivos, inclusive decorrentes de processos judiciais e administrativos, que possam prejudicar a empresa adquirente posteriormente à realização do negócio.

Atualmente, embora existam muitas empresas sem, ou com pouco acesso ao crédito, há um pequeno grupo de companhias com liquidez para selecionar boas opções de compra. O fato é que a crise pode gerar boas oportunidades de negócios para quem está capitalizado e com planos para expandir sua atuação.

Ressalta-se, portanto, que muitos negócios poderão surgir, não só de empresas em dificuldades financeiras, mas também de empresas que estavam com alto valor na Bolsa, e com esse novo panorama de realidade, transformou em ativos mais acessíveis para os interessados. Não por acaso, tal momento do mercado financeiro impulsiona os empresários a buscar novas maneiras de valorizar suas empresas.

Empresas que dispõem de recursos se encontram em situação privilegiada, já que a crise econômica pressiona o caixa de muitas companhias. Na grande maioria dos casos, a venda de ativos ou a integração com outras empresas acaba tornando-se uma das poucas alternativas disponíveis para a solução dos problemas de liquidez, uma vez que as captações por IPOs ou a conversão de dívida em ações praticamente não ocorrem desde o início da crise.

Existe, inclusive, a perspectiva de que o movimento de fusões e aquisições aumente entre os grandes grupos que buscam fortalecer não só suas posições internas, mas vislumbrar oportunidades no mercado global. Provavelmente, nas áreas de informática, tecnologia da informação e telecomunicações, haverá um movimento interessante nesse sentido.

Por isso, embora o momento não seja dos mais promissores, vale lembrar o dito popular, baseado na sabedoria chinesa, de que “é nos momentos de crise que surgem as grandes oportunidades”. Tudo indica que 2009 será um ano de dificuldades e desafios, mas também será propício aos grandes negócios entre empresas, especialmente no campo das fusões e aquisições. Pode-se dizer, portanto, que a crise é passageira, como todas são, porém, ela pode beneficiar àqueles que conseguem ver além.