Investigação de neonazistas

Comissão da Câmara se reúne nesta segunda-feira

Autor

13 de julho de 2009, 11h56

A comissão externa criada pela Câmara para acompanhar as investigações de quadrilhas neonazistas que atuam no país decidiu começar o trabalho por Porto Alegre (RS). Coordenada pelo deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), a comissão se reunirá nesta segunda-feira (13/7), às 13h, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, com autoridades, policiais, jornalistas e representantes de entidades que combatem o racismo.

Marcelo Itagiba informou que a decisão de começar o acompanhamento por Porto Alegre se deveu à prisão, no dia 26 de maio, de uma quadrilha desarticulada por policiais gaúchos. “As primeiras informações davam conta de que o grupo teria células em São Paulo, Paraná e Santa Catarina”, afirmou o presidente da comissão, referindo-se aos estados que também serão visitados pelos parlamentares.

Os deputados gaúchos Pompeu de Mattos (PDT-RS) e Maria do Rosário (PT-RS) fazem parte da comissão externa da Câmara, também integrada por Alexandre Silveira (PPS-MG), Carlos Sampaio (PSDB- SP) e João Campos (PSDB-GO).

As autoridades que participarão da audiência são: o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto; o delegado titular da 1ª DP, Paulo César Jardim; os delegados Mauro José Barcellos Mallmann, de Teutônia, e Bolívar Llantada, da Delegacia de Homicídios. Também estarão presentes os presidentes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Henry Chmelnistsky, e do Grêmio, Fernando Kroeff; os jornalistas Fábio Almeida e Cid Martins, da Rádio Gaúcha e RBS TV; e representante do Movimento LGBT, Izidoro de Souza Rezes.

Para Marcelo Itagiba, as investigações policiais sobre grupos neonazistas têm um viés diferente. “Não estamos lidando com marginais ou traficantes comuns. Eles acreditam que existam sub-raças e se organizam em torno desta idéia”, afirmou. Para o coordenador da comissão, “as investigações precisam resultar numa dura resposta a esses neonazistas que pretendem se articular e disseminar o ódio por todo o território nacional”.
 
Marcelo Itagiba é autor do Projeto de Lei nº 987, que enquadra no crime de racismo todos aqueles que negarem a ocorrência do Holocausto e de outros crimes contra a Humanidade, com a finalidade de incentivar práticas racistas. Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Marcelo Itagiba

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!