Benefício do INSS

Advogada e cliente são denunciadas por fraude

Autor

13 de julho de 2009, 18h53

O Ministério Público Federal em Campinas (SP) denunciou a advogada Alessandra Aparecida Toledo e sua cliente, a servidora do INSS Valquíria Andrade Teixeira, por fraudar o sistema do INSS para receber benefício.

Segundo a acusação, a fraude ocorreu no sistema operacional da agência do órgão em Capivari (SP). Com a operação, foi concedido um benefício de R$ 35,9 mil em favor de um cliente da advogada, de acordo com o MPF. Segundo as investigações, a funcionária do INSS adulterou o período trabalhado pelo cliente de Alessandra. Ele havia trabalhado apenas 16 dias em uma empresa e o registro no INSS foi alterado para que aparecesse como se ele tivesse permanecido no emprego por cerca de cinco anos.

Para o MPF, o envolvimento da advogada ficou comprovado porque seu cliente, que iria receber o benefício, entregou toda a documentação para que Alessandra intercedesse por ele junto a agência do INSS. Se aceita a denúncia pela Justiça Federal, Alessandra e Valquíria responderão por peculato e inserção de dados falsos em sistemas de informações e podem ficar presas por, pelo menos, 12 anos. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!