Consultor Jurídico

Notícias

Judiciário de Minas

Juiz está feliz com salário, mas reclama do trabalho

Comentários de leitores

4 comentários

Comentário de Daniel

Edson Sampaio (Advogado Autônomo - Civil)

A respeito do comentário de Daniel, de 11/07/2009 18:13, venho também comentar o seguinte: Não vejo nada de corporativismo; qualquer pessoa devidamente inscrita (inclusive servidor) pode manifestar aqui no Conjur. Não podemos comparar Juiz brasileiro com Juiz Norte Americano; as Leis, as normas e as condições são completamente diferentes. O desembargador mineiro não têm tanto assessores; Não há mais excesso de férias; apenas os recessos dos longos feriados. Prefiro nada comentar sobre uniformização jurisprudencial. A Justiça gratuita é um direito afeto àqueles que dela necessita e provém de uma lei federal que também tem seu lado punidor, quando é o caso. Não há se falar em Juiz Leigo e conciliador remunerado; preciso será abrir concurso público para satisfação da demanda jurisdicional. Gostaria de saber em que comarca se distribui 140 processo por mês. Nosso ilustre comentarista Daniel está, com certeza, numa comarca onde a máquina judiciária é desnecessária e que deveria estar se somando a outra já que, 140 processos mensais é bastante diferente dos quase 1.000 distribuidos por dia em outras determinadas comarcas.
Sugiro que nosso ilustre comentarista Daniel se oriente melhor para comentar, com certeza de conhecimento aquilo que muitos vêem.

Juízes Mineiros

Edson Sampaio (Advogado Autônomo - Civil)

Sou advogado militante nos Foros Mineiros e de outros Estados e ex-servidor do Fórum Lafayette e da Corregedoria. Percebo que nossos Magistrados têm tentado solucionar os conflitos postos nas demandas. Eles fazem o que podem fazer, dentro dos limites das suas atribuições; pouco, mas fazem. O TJMG precisa urgentemente aprimorar os servidores para que haja mais responsabilidade funcional, mais boa vontade, mais dedicação e mais respeito às partes e aos procuradores. Os servidores do TJMG, como um todo, estão a desejar para efeito de um melhor atendimento ao jurisdicionado e, consequentemente, de fazer funcionar a máquina processual porque deles depende a publicação dos despachos e das decisões, a expedição de mandados, a juntada de documentos nos autos como também deles depende a conclusão dos feitos ao Juiz. As Secretarias dos Juízos são mal administradas; exceções são poucas e algumas contadas nos dedos. O Magistrado pode até ter um bom salário e, particularmente sei que ele, quando bom, além de trabalhar no Fórum ainda leva processos para sua casa
visando equalizar o seu mapa operacional, com prolatação das sentenças, bem como fazer orientar e ordenar o serviço afeto à Secretaria. Quando o Magistrado reclama do volume de trabalho embora esteja satisfeito com o seu salário vemos que há uma disparidade entre um e outro porque sem servidores competentes não poderá haver um Juiz competente, principalmente quando vemos, cotidianamente, a quantidade de processos numa Secretaria. Esperamos que o TJMG consiga equilibrar o trinômio Servidor/Competência/Magistrado para que a máquina possa realmente funcionar e fluir.

Tribunais

M.P. (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

Sou promotor mineiro e estou completamente dcepcionado com uma minoria dos juízes mas com quase todos desembargadores, além da demora inacreditável de cartas-precatórias e com a distribuição de varas pelo vasto estado, pois há varas com 1.000 processos e outras com 10.000!!! Agora, ruim, mesmo, são as decisões dos tribunal: não tem comparação com nenhum tribunal do mundo! É o pior!!!

corporativismo

daniel (Outros - Administrativa)

a pesquisa deeveria ouvir também os usuários e os servidores. Em geral, o juiz brasileiro produz bem menos que o juiz norte-americano. Lado outro, os Desembargadores em MG possuem muitos assessores.
Há também excesso de férias e recessos.
O serviço é repetitivo, pois o TJMG náo uniformiza a jurisprudëncia e nem busca meios para fiscalizar a justiça gratuita. Além de náo nomear juizes leigos e nem remunerar os conciliadores.
A média de processos distribuidos mensalmente é 140, o que náo é muito, mas náo há fluxo.

Comentar

Comentários encerrados em 19/07/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.