Gravidade do crime

Acusado de participar de quadrilha pede liberdade

Autor

28 de janeiro de 2009, 6h04

Chegou ao Supremo Tribunal Federal pedido de liberdade do advogado criminalista Jeison José de Sousa, responde a ação penal por participação em quadrilha armada. O processo tramita na Justiça de Santa Catarina.

De acordo com a defesa, o criminalista teve a prisão preventiva decretada com base na gravidade do delito, o que vai contra entendimento do próprio STF, no sentido de que é “ilegal a prisão preventiva para a garantia da ordem pública, baseada tão somente na gravidade do fato, na hediondez do delito ou no clamor público”.

Além disso, segundo a defesa, o advogado está preso “preventivamente” há mais de nove meses, o que configura verdadeira antecipação da sentença condenatória, “impondo ao paciente o inconstitucional cumprimento de pena sem decisão de mérito”.

Assim, com base na falta de embasamento jurídico para a manutenção da custódia do advogado e no excesso de prazo para julgamento da causa, a defesa pede a concessão de liminar, com a expedição do alvará de soltura. E, no mérito, a revogação em definitivo da prisão preventiva.

HC 97.564

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!