Assassinato em Pernambuco

OAB pede delegado especial para apurar morte de advogado

Autor

26 de janeiro de 2009, 17h20

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, encaminhou ofício ao ministro da Justiça, Tarso Genro, pedindo a indicação de um delegado especial da Polícia Federal para apurar o assassinato do advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional da OAB de Pernambuco, Manoel Bezerra Matos Neto, de 44 anos. O pedido foi feito nesta segunda-feira (26/1).

O advogado pernambucano foi assassinado na noite do último sábado (24/1), numa casa de veraneio na praia de Pitimbu, litoral da Paraíba, por homens encapuzados. Os suspeitos entraram na residência onde ele estava com a família e atiraram várias vezes contra Manoel Bezerra.

Manoel Bezerra, que morava em Itambé, em Pernambuco, e atuava também como assessor do deputado Fernando Ferro (PT-PE), morreu no local. Ele ficou sob proteção policial por um ano após ter denunciado um grupo de extermínio que agia em Itambé e vinha recebendo ameaças de morte.

Leia o ofício

Ofício nº 0023/2009/GPR.

Brasília, 25 de janeiro de 2009.

Ao Exmº Sr.

Ministro Tarso Genro
Ministério da Justiça

Brasília – DF

Como é do conhecimento de V.Exª, na noite do dia 24 passado o advogado Manoel Bezerra Matos Neto, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Pernambuco e Assessor do Deputado Federal Fernando Ferro (PT-PE), foi assassinado numa casa de veraneio na praia de Pitimbu, no Estado da Paraíba.

O crime, a par da violência com que foi cometido, revela-se ainda mais inaceitável pois o advogado, que sofria ameaças de morte há meses, ficou sob proteção policial por um ano, sendo um dos denunciantes de grupo de extermínio na cidade de Itambé (PE).

Assim, solicito os bons préstimos de V.Exª no sentido da indicação de um delegado especial da Polícia Federal para apurar o brutal assassinato, visando à rápida identificação e punição dos executores e dos possíveis mandantes.

Colho o ensejo para renovar os protestos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente

Cezar Britto
Presidente nacional da OAB

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!