Aulas a mais

Novas regras para tirar carteira de motorista já estão em vigor

Autor

2 de janeiro de 2009, 10h31

Entraram em vigor, na quinta-feira (1º/12), as alterações no procedimento que deve ser enfrentado por todos os novos motoristas. Agora, aqueles que pretendem tirar a carteira de habilitação terão de fazer 45 horas/aula de curso teórico e não mais 30, como antes. A informação é da Agência Brasil.

As aulas de direção defensiva, por exemplo, passam de oito para 16 horas, e a de legislação de trânsito, de 12 para 18 horas. O curso de direção veicular também será estendido, passando a ter 20 horas/aula – antes eram 15.

De acordo com nota divulgada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as novas regras têm o objetivo de melhorar a formação dos condutores e, conseqüentemente reduzir os acidentes. Por isso, ainda serão abordadas no curso teórico questões sobre direção em situações de risco, equipamentos de segurança do motociclista e mudanças no comportamento do motorista após consumo de álcool e outras substâncias psicoativas.

Entre as novidades está a permissão para que motociclistas passem a fazer aulas práticas em vias públicas, desde que eles recebam as instruções antes em circuito fechado.

Com o aumento da quantidade de aulas, os cursos também devem ficar mais caros. A expectativa do Sindicato das Auto e Moto Escolas do Estado de São Paulo é que a carteira de habilitação fique de 20% a 30% mais cara.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!