Consultor Jurídico

Faculdades particulares do Rio são as que mais aprovam no Exame de Ordem

24 de fevereiro de 2009, 7h44

Por Larissa Garcia

imprimir

As universidades particulares fluminenses Estácio de Sá e Cândido Mendes foram as que mais habilitaram bacharéis em Direito para o mercado de trabalho. No último Exame de Ordem Unificado concluído em 2008, as insituições aprovaram, juntas, 1.147 ex-alunos, 9% do total de aprovados. São Paulo e Minas Gerais não participam do exame unificado.

Apesar da grande massa de aceitos, o desempenho das faculdades não foi bom. As duas instituições tiveram em média 30% de aprovação, ou seja, menos da metade dos alunos que fizeram o exame obtiveram êxito. Na Estácio de Sá, foram 2,4 mil inscritos para a prova e apenas 834 aprovados. Na Cândido Mendes, 942 prestaram o exame e 313 passaram.

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Exame de Ordem, Maria Avelina Imbiriba Hesketh, essa percentagem, de 30%, é a média de aprovação nacional.  “Apenas as faculdades públicas e algumas instituições tradicionais ultrapassam os 50%.” É o caso das duas faculdades públicas do Rio, a Universidade Estadual (UERJ) e a Federal (UFRJ), que aprovaram mais de 70% dos alunos que fizeram a prova. A UERJ foi a que teve o melhor desempenho: dos alunos que fizeram o exame, 79% foram aprovados.

O atual chefe do Departamento de Direito Civil da UERJ e vice-reitor na gestão de 2004/2008, Carlos Edison Rêgo Monteiro, acredita que alcançar os 79% de aprovação é um reflexo da escolha de alunos e professores. No seu entendimento, a capacidade de preparação do aluno já é testada no vestibular, quando o aluno concorre a uma vaga com mais nove pessoas.

Já o conhecimento jurídico, diz ele, deve ser testado durante a graduação, e não somente as vésperas do Exame de Ordem. “No decorrer dos cinco anos, o aluno deve ser preparado para o mercado. A aprovação reflete o período de ensino”, afirma.

Maria Avelina chama atenção para o fato de existirem vestibulares que não selecionam bem os estudantes. “O jovem faz uma simples redação e pronto, já está na faculdade. Ele é aprovado, não foi bem preparado, chegou com deficiências de ensino médio, mas a faculdade vai aprovando para o próximo ano porque precisa manter esse privilégio de aprovar. Mas o verdadeiro resultado é revelado no Exame de Ordem.”

Peso do Rio

A OAB no Rio de Janeiro foi a seccional que teve o maior número de alunos na disputa do Exame de Ordem Unificado 2008.2. Foram quase 8 mil presentes e 2,4 mil aprovados.

Na lista de faculdades que mais aprovaram nesse exame, quase não aparecem as públicas porque a maior parte dos alunos se formou no final do ano de 2007 e foi aprovada no primeiro exame de 2008. Segundo dados do primeiro Exame de Ordem de 2008, a média de aprovação das faculdades públicas foi de 80%. No Rio, a situação é um pouco diferente. Uma boa parte dos alunos faz a prova no meio do ano porque uma liminar permite que alunos no último semestre façam já o exame.

A tabela abaixo considera apenas as faculdades que tiveram mais de 100 alunos inscritos para o exame. Para ver a lista com 332 instituições, clique aqui.

Jeferson Heroico
Resultado do Exame de Ordem 2008 - Jeferson Heroico