Exame de Ordem

Faculdades do Rio foram as que mais aprovaram

Autor

24 de fevereiro de 2009, 7h44

As universidades particulares fluminenses Estácio de Sá e Cândido Mendes foram as que mais habilitaram bacharéis em Direito para o mercado de trabalho. No último Exame de Ordem Unificado concluído em 2008, as insituições aprovaram, juntas, 1.147 ex-alunos, 9% do total de aprovados. São Paulo e Minas Gerais não participam do exame unificado.

Apesar da grande massa de aceitos, o desempenho das faculdades não foi bom. As duas instituições tiveram em média 30% de aprovação, ou seja, menos da metade dos alunos que fizeram o exame obtiveram êxito. Na Estácio de Sá, foram 2,4 mil inscritos para a prova e apenas 834 aprovados. Na Cândido Mendes, 942 prestaram o exame e 313 passaram.

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Exame de Ordem, Maria Avelina Imbiriba Hesketh, essa percentagem, de 30%, é a média de aprovação nacional.  “Apenas as faculdades públicas e algumas instituições tradicionais ultrapassam os 50%.” É o caso das duas faculdades públicas do Rio, a Universidade Estadual (UERJ) e a Federal (UFRJ), que aprovaram mais de 70% dos alunos que fizeram a prova. A UERJ foi a que teve o melhor desempenho: dos alunos que fizeram o exame, 79% foram aprovados.

O atual chefe do Departamento de Direito Civil da UERJ e vice-reitor na gestão de 2004/2008, Carlos Edison Rêgo Monteiro, acredita que alcançar os 79% de aprovação é um reflexo da escolha de alunos e professores. No seu entendimento, a capacidade de preparação do aluno já é testada no vestibular, quando o aluno concorre a uma vaga com mais nove pessoas.

Já o conhecimento jurídico, diz ele, deve ser testado durante a graduação, e não somente as vésperas do Exame de Ordem. “No decorrer dos cinco anos, o aluno deve ser preparado para o mercado. A aprovação reflete o período de ensino”, afirma.

Maria Avelina chama atenção para o fato de existirem vestibulares que não selecionam bem os estudantes. “O jovem faz uma simples redação e pronto, já está na faculdade. Ele é aprovado, não foi bem preparado, chegou com deficiências de ensino médio, mas a faculdade vai aprovando para o próximo ano porque precisa manter esse privilégio de aprovar. Mas o verdadeiro resultado é revelado no Exame de Ordem.”

Peso do Rio

A OAB no Rio de Janeiro foi a seccional que teve o maior número de alunos na disputa do Exame de Ordem Unificado 2008.2. Foram quase 8 mil presentes e 2,4 mil aprovados.

Na lista de faculdades que mais aprovaram nesse exame, quase não aparecem as públicas porque a maior parte dos alunos se formou no final do ano de 2007 e foi aprovada no primeiro exame de 2008. Segundo dados do primeiro Exame de Ordem de 2008, a média de aprovação das faculdades públicas foi de 80%. No Rio, a situação é um pouco diferente. Uma boa parte dos alunos faz a prova no meio do ano porque uma liminar permite que alunos no último semestre façam já o exame.

A tabela abaixo considera apenas as faculdades que tiveram mais de 100 alunos inscritos para o exame. Para ver a lista com 332 instituições, clique aqui.

Jeferson Heroico
Resultado do Exame de Ordem 2008 - Jeferson Heroico

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!