Mapa social

Google cria programa para localizar pessoas

Autor

4 de fevereiro de 2009, 17h29

A Google Inc. anunciou nesta quarta-feira (4/2) em São Francisco, nos Estados Unidos, a criação de um programa em que as pessoas podem ser localizadas geograficamente, em um mapa digital, em tempo real, a partir do sinal de seus telefones celulares. O programa foi batizado de “Latitude”. As informações são do site Findlaw. Clique aqui para entrar no site de apresentação do programa.

“O novo programa adiciona um novo sabor ao Google”, diz o gerente do Latitude, Steve Lee. O programa já nasce polêmico. Tanto que a Google Inc., na tentativa de evitar ações indenizatórias, já anuncia: “Jamais serão armazenados em nossos computadores os registros da localização dos usuários em determinado dia”.

O programa se baseia no rastreamento de sinais de telefones celulares a partir de torres de transmissão, de redes sem fio, e abrange os Estados Unidos e mais 26 países por enquanto. No entanto, cabe ao usuário do telefone celular decidir quem ele autoriza a tê-lo rastreado pelo sistema.

Para o serviço, a Google Inc. associou-se à empresa Research In Motion Ltd.’s, que promove sistemas do chamado “mapeamento social”. Analistas já dizem que o novo sistema de mapeamento de pessoas poderá atrair milhões de dólares em anúncios.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!