Força do PMDB

Temer é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Autor

2 de fevereiro de 2009, 16h04

Agência Câmara
O deputado Michel Temer (PMDB-SP) é eleito presidente da Câmara dos Deputados - por Agência CâmaraO deputado Michel Temer (PMDB-SP) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para os próximos dois anos, com 304 do total de 509 votos. O deputado Ciro Nogueira (PP-PI), ficou em segundo, com 129 votos. Aldo Rebelo (PCdoB-SP), do bloco PCdoB-PSB-PMN-PRB e Psol, foi o terceiro colocado, com 76 votos. Não houve votos em branco e nulos.

Temer, eleito pela terceira vez para o cargo, recebeu apoio de 14 partidos. Nesta segunda-feira (22/2), ele presidirá a apuração da eleição dos demais cargos da mesa diretora da Câmara.

No domingo, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) desistiu de disputar com o argumento de que preservaria a unidade do PMDB. Com isso, declarou apoio ao colega de partido. Temer vai administrar em 2009 um orçamento de R$ 3,2 bilhões.

Em seu discurso na sessão em que foi eleito, Temer defendeu que a Casa seja um centro de debates e traga soluções para a crise financeira. “Quero fazer da Casa centro de debates. A crise, que está nas nossas portas, vamos debatê-la aqui, usar a consultoria, trazer versados, debater, formular idéias para o país.”

A eleição de Temer é o cumprimento de um acordo feito pelo PMDB com o PT ainda em 2007, para eleger Arlindo Chinaglia (PT-SP). Pelo acordo, caberia agora ao PMDB indicar o candidato para o cargo.

O paulista Michel Miguel Elias Temer Lulia, 68 anos, é o terceiro deputado do período republicano a se eleger três vezes para a presidência da Casa — 1997-1999 e 1999-2001. Antes dele, somente Ulysses Guimarães e Flávio Marcílio conseguiram o feito.

Advogado formado pela Faculdade de Direito da USP, Temer é casado e pai de quatro filhos. Sua trajetória política sempre foi marcada por sua atuação na área jurídica. Mestre e doutor em Direito, Temer é professor da PUC de São Paulo e da Faculdade de Direito de Itu (SP). É autor de quatro livros. O mais recente é sobre Direito Constitucional – está na 22ª edição.

A iniciação política ocorreu no início dos anos 60, como oficial de gabinete de seu ex-professor Ataliba Nogueira, então secretário de Educação de São Paulo. A partir daí, Temer ocupou diversos cargos, como o de procurador-geral do estado de São Paulo e de secretário de Segurança Pública

Em 1987, ele foi eleito deputado pela primeira vez. Foram seis mandatos, sempre pelo PMDB, partido que preside desde 2001. Temer destacou-se pela capacidade de articulação e o trânsito entre oposição e governo.

[Foto: Agência Câmara]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!