RETROSPECTIVA 2009

Falta muito para chegar a efetiva tutela ecológica

Autor

25 de dezembro de 2009, 3h38

Este texto sobre Direito Ambiental faz parte da Retrospectiva 2009, série de artigos sobre os principais fatos nas diferentes áreas do Direito e esferas da Justiça ocorridos no ano que termina.

José Renato Nalini - SpaccaSpacca" data-GUID="jose_renato_nalini.jpeg">

Completa quatro anos a Câmara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Como todos sabem, em vez de criar Varas Ambientais, o Tribunal de Justiça resolveu criar uma Câmara Especializada. Começou em novembro de 2005 e completou quatro anos de funcionamento.

Algo de valioso é a rapidez com que os recursos tirados de questões cíveis ambientais são julgados. Em lugar da álea da distribuição a uma das inúmeras câmaras do imenso tribunal — integrado por 360 desembargadores, os processos são endereçados diretamente à Câmara Especial do Meio Ambiente.

Outro resultado benéfico foi a verificação de que órgãos estatais costumavam se digladiar em juízo onerando de maneira insólita o povo paulista. Não se admite que exteriorizações do poder público da mesma unidade da federação discutam questões ambientais perante o Estado-juiz. Empresas estatais, paraestatais ou de configuração de direito privado, mas com a participação do poder público, devem se acertar administrativamente. O funcionamento da Câmara permitiu detectar essa inadequação e, em grande parte, corrigi-la.

Produziu-se uma jurisprudência com o consenso possível. As questões ecológicas mereceram foco especial e as primeiras decisões colegiadas foram pedagógicas, de maneira a sublinhar a ênfase que o constituinte conferiu ao tema ambiental. Mas nem tudo é promissor, como na maior parte das empresas humanas. Um balanço do funcionamento poderá evidenciar que falta muito para implementar no âmbito da Justiça comum estadual uma efetiva tutela ecológica.

A primeira dificuldade é cultural. Nem todos os integrantes da Câmara Ambiental nutrem a mesma concepção do que deva ser esse direito fundamental ao ambiente saudável. Não distinguem hierarquia entre direitos humanos explicitados na pródiga enunciação da carta cidadã e barram pretensões ecológicas a partir de argumentos formalistas. Sejam eles processuais ou procedimentais, o certo é que o meio ambiente continua a perder perante a invocação de cláusulas que servem para obstaculizar a efetivação da justiça, em benefício do mero instrumento. Pois o processo é ferramenta e não pode se tornar mais importante do que o direito substancial.

Em seguida, não foi surpresa constatar que o infrator ambiental é munido de melhores condições de recrutar as inteligências mais atiladas, os talentos de melhor formação, as equipes prestigiadas e renomadas, tudo para defendê-los em juízo. De maneira a permitir que a malversação dos recursos naturais continue, agora com o bill de indenidade judicial.

É lamentável constatar que ambientalistas respeitados encontrem interpretações plausíveis para práticas que não poderiam ser legitimadas pela vigente ordem fundante. Supera-se, na argumentação consistente e até sedutora, a valia de princípios como o da precaução e o da prevenção, tudo para sacramentar uma deliberada destruição dos bens ambientais.

Mais desafortunada ainda a sorte do meio ambiente quando se verifica o descompasso entre o discurso ecologicamente correto e a prática leniente, omissa ou negligente do poder público nas mais distintas esferas, quando se trata de coibir más condutas. O excesso de oportunidades para o infrator pleitear reexame das decisões administrativas, cumulado com a sofisticada rede judicial das quatro instâncias, torna ilusória a tutela judicial do ambiente.

Seria interessante verificar qual o volume das sanções pecuniárias impostas por infrações ambientais efetivamente percebidas pelo erário. Não será surpresa se houver evidência de que na verdade se continua a trabalhar com a ideia de sanção simbólica. Prevista no ordenamento, aplicada no papel, mas ineficaz, porque não é objeto de percepção pelo poder público.

Muito falta para que o Direito Ambiental mereça, por parte da Justiça, o tratamento especialíssimo que o constituinte a ele conferiu. Por enquanto, prevalece a velha cultura rançosa, tímida e preservadora de praxes que prestigiam a forma e desprezam o conteúdo.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!