Número dos cartões

Cúmplice de crime virtual é condenado nos EUA

Autor

23 de dezembro de 2009, 19h13

Apontado como envolvido no “maior roubo de identidades da história da nação” pelo FBI, um homem foi condenado nos Estados Unidos a dois anos de prisão. O homem seria cúmplice no roubo de milhões de números de cartões de crédito e débito no país. As informações são da Folha Online.

Stephen Watt é amigo de Albert Gonzalez, acusado de roubar 170 milhões de números de cartão. Segundo o site da revista Wired, o prejuízo foi de US$ 200 milhões à empresa TJX. Gonzalez, que pode pegar 17 anos ou mais de prisão, alega possuir um tipo de autismo.

Já Watt é ex-engenheiro da Morgan Stanley. Ele se declarou culpado pela criação de um programa que Gonzalez e outros acusados teriam usado para roubar todos os números de cartões. No julgamento, o advogado do réu afirmou que ele foi guiado por uma "curiosidade e afinidade intelectual, não ganância".

Além dos dois anos de prisão, o engenheiro vai ficar três anos em liberdade condicional. Uma porta-voz do escritório da promotoria de Massachussetts disse que o juiz também ordenou que Watt pagasse uma restituição à TJX, no valor de US$ 171,5 milhões.

De acordo com uma fonte próxima ao caso, a juíza Nancy Gertner indicou que sua sentença foi baseada na enormidade do prejuízo causado ao público devido ao crime, e à inegável assistência de Watt para que o crime acontecesse.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!