Nada de protocolo

STJ instala terminais de auto-atendimento

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22 de dezembro de 2009, 9h18

Assessoria do STJ
Terminais de atendimento no STJ - Assessoria do STJ

O Superior Tribunal de Justiça passa a oferecer, no final recesso do Judiciário, 20 terminais de auto-atendimento para os advogados, em vários pontos dos prédios que compõem a sede da corte. As primeiras máquinas já começaram a funcionar e permitem que os advogados, com senha cadastrada, localizem processos e acompanhem sua tramitação.

De acordo com o tribunal, esta é a primeira etapa da montagem da rede de serviços eletrônicos disponibilizada para advogados, que irá permitir o acesso a diversos dados processuais a qualquer dia e a qualquer hora, sem necessidade de recorrer às antigas consultas nos serviços convencionais de protocolo.

Os novos equipamentos foram desenvolvidos sob a supervisão do Conselho Nacional de Justiça, dentro da determinação de adaptação dos sistemas de informática à lei do processo eletrônico. O acesso se dá por meio de uma senha. O advogado faz a consulta processual e descobre onde está localizado o processo de seu interesse. Na segunda etapa do projeto, será possível baixar e copiar partes ou todo o processo em pen drives.

Os mesmos terminais também vão emitir guias de custas para pagamento. Está previsto, entretanto, que numa terceira etapa da implementação do sistema esses pagamentos passarão a ser efetuados nas próprias máquinas.

Cadastramento
Todos os advogados que possuem certificado digital e estão cadastrados no sistema do STJ já podem acessar os terminais. Os que não estão podem obtê-lo acessando o site do tribunal ou a própria máquina de auto-atendimento.

A instalação das máquinas consiste em mais uma fase do projeto “STJ na Era Virtual”, que tem como objetivo a digitalização completa dos processos no tribunal. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

[Foto: Assessoria de Imprensa do STJ]

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