Rumo à digitalização

TJ do Rio instala vara virtual em São Gonçalo

Autor

16 de dezembro de 2009, 10h49

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro instalou a primeira vara virtual do município de São Gonçalo. Nessa quarta-feira (15/12), o presidente do TJ, desembargador Luiz Zveiter, inaugurou a 8ª Vara Cível da Comarca de São Gonçalo.

“Estamos dando um passo importante para a virtualização do Poder Judiciário estadual, que vai proporcionar mais agilidade no andamento dos processos. Cada processo traz a vida de uma pessoa e a digitalização vai viabilizar a solução dos conflitos com mais rapidez”, disse Zveiter.

De acordo com o tribunal, a 8ª Vara Cível é a segunda do estado em que os processos são todos digitalizados. A primeira a ser inaugurada foi a Central de Assessoramento Criminal. A Central, que já conta com 56 processos totalmente virtuais, faz o processamento de feitos criminais de grande complexidade que envolvem, especialmente, o crime organizado.

Para o responsável pelo expediente da vara virtual de São Gonçalo, Luiz Sérgio Neves Martins Pereira, a digitalização dos processos vai agilizar muito o trabalho dos funcionários do cartório. “Fizemos um treinamento, mas sei que no início teremos um pouco de dificuldade de adaptação. No entanto, esse projeto tem tudo para ser fantástico e tenho certeza de que em breve estaremos todos adaptados”, afirmou.

Segundo Antonio Augusto Toledo Gaspar, diretor do 2º Nurc e o juiz titular da vara virtual, cada vara cível do Fórum de São Gonçalo recebe 200 processos por mês, o que significa um volume muito grande de trabalho para os juízes e serventuários. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!