Transferência pendente

PF não vai acelerar inquérito contra Protógenes

Autor

15 de dezembro de 2009, 19h14

A Polícia Federal não irá agilizar o andamento do inquérito a que o delegado Protógenes Queiroz responde para que ele possa ser transferido para o Ministério do Esporte. É o que garante o ministro da Justiça, Tarso Genro. As informações são do G1. Segundo o portal, Protógenes depende da conclusão para que possa assumir cargo na futura Secretaria do Futebol, onde vai ser o responsável pela segurança da Copa do Mundo.

“Não há a menor possibilidade de fazermos isso [adiantar a análise da investigação na PF], porque os inquéritos têm um ritmo próprio imposto pela Corregedoria”, disse o ministro. O delegado responde a processos administrativos na PF por supostos abusos cometidos durante a operação Satiagraha, como interceptações sem autorização judicial e vazamento de informações sigilosas.

O delegado disse que vai aguardar uma decisão do Ministério da Justiça sobre o pedido de transferência dele para a secretaria, que ainda tem de ser aprovada no Congresso Nacional para ser criada. O delegado se filiou recentemente ao PCdoB, mesmo partido do ministro do Esporte, Orlando Silva, que convidou Protógenes para o cargo.

Nessa segunda-feira (14/12), o Ministério do Esporte publicou nota sobre a requisição do delegado. “Tramita procedimento administrativo referente à cessão do servidor público federal Protógenes Queiroz para o Ministério do Esporte, onde exerceria trabalhos de assessoria. Aguarda-se a conclusão do referido procedimento com a manifestação do órgão de origem”, afirma a nota.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!