Reforma agrária

Governo compra mais terras do que desapropria

Autor

12 de dezembro de 2009, 8h51

De cada seis decretos assinados pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, nos  últimos cinco anos (2005/2009)  um tratava da desapropriação de propriedades destinadas para a reforma agrária. Em números absolutos, entre janeiro de 2005 e dezembro deste ano, a presidência da República baixou 3.615 decretos, sendo 603 declarando o interesse social por imóveis avaliados pela União e considerados improdutivos, passivos de desapropriação. Somente este ano, de 730 decretos sancionados, 130 versam sobre a expropriação de terras.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, de 2005 e 2008 (os dados de 2009 não estão disponíveis) 1,7 milhão de hectares, foram desapropriados pelo Governo Federal e destinados à reforma agrária. Quando somados os períodos relativos aos dois mandatos do presidente Lula, de janeiro de 2003 até agora, os números são maiores: 1.646 imóveis desapropriados somando 3 milhões de hectares.

Quando comparado ao governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso, os dados de hectares desapropriados por decreto ficam menores. Entre 1995 e 1998, primeiro mandato de Fernando Henrique, o governo destinou 2.223 propriedades ao programa de reforma agrária, ou 7,3 milhões de hectares. Se somados os dois mandatos de Fernando Henrique à frente do governo, os dados são ainda mais elevados: de 1995 a 2002, quando saiu para a entrada de Lula, a União desapropriou por decreto 3.536 imóveis, chegando a 10,2 milhões de hectares. Os dados demonstram que o governo Fernando Henrique desapropriou três vezes mais hectares do que o governo Lula. O que não quer dizer que FHC tenha entregue mais terra para distribuição do que Lula.

Número de hectares desapropriados por decreto

Compra direta
A expropriação por decreto presidencial é a modalidade original para obtenção de terras para a reforma. Está prevista na Lei 8.629/93, que diz: “a propriedade rural que não cumprir a função social é passível de desapropriação”. Quem estabelece se uma propriedade cumpre sua função social prevista na lei é o Incra, que a partir de índices de produtividade pré-determinados avalia se a terra é produtiva ou não. Caso o Incra conclua que a área não é produtiva, pode iniciar o processo de desapropriação e destiná-la à reforma agrária.

O governo pode prover terras para a reforma agrária também através da compra direta de terras de seus proprietários. Apesar do número de decretos de desapropriação, esta tem sido a modalidade preferida do atual governo. De 2003 até este ano, a União comprou mais de 40 milhões de hectares (bem acima dos 3 milhões adquiridos por desapropriação). Nos dois mandatos de Fernando Henrique, a área de terras compradas para a reforma agrária não chegou a 11 milhões de hectares. Demonstrando equilíbrio entre desapropriação e compra.

A compra de terras para a reforma agrária pela União foi autorizada no Decreto 433/92, que deu ao Incra competência para definir e priorizar as regiões do País consideradas preferenciais para os fins da reforma agrária. A Instrução Normativa 34/2006 do Incra também deu legitimidade a esse tipo de negociação.

Número hectares comprados

Terras e impostos
De acordo com Celso Lisboa Lacerda, diretor de obtenção de terras do Incra, a modalidade de compra foi adotada por conta da conjuntura apresentada no Brasil nos últimos anos. Segundo Celso Lacerda, no Sul e Sudeste do país, por exemplo, fica cada vez mais difícil encontrar terras que possam ser avaliadas como improdutivas e que poderiam ser desapropriadas. Em contrapartida, o número de famílias em busca de terra nessas regiões aumenta.

“Só conseguimos imóvel improdutivo, hoje, no Brasil, quando ele está abandonado. No Norte, Nordeste, por exemplo. O que dificilmente acontecerá em regiões com boa produtividade atestada pelo Incra. Mas se não avançamos com as desapropriações, é necessário que se faça algo e que a reforma agrária continue. A negociação na compra de uma terra é exatamente a mesma que a usada numa desapropriação”, explica Celso Lacerda.

O diretor do Incra chama a atenção para a forma de pagamento das duas modalidades: “tanto na desapropriação como na compra, pagamos terras com TDA (Título de Dívida Agrária) e as benfeitorias são pagas em dinheiro. Tudo igual. A demanda por terra hoje é bem diferente daquela de 15 anos atrás. Os índices de avaliação de terras eram muito mais aplicáveis naquela época”.

Para Eduardo Diamantino, do Diamantino Advogados Associados, a compra da terra para a reforma agrária está diretamente ligada à impossibilidade de utilização do índice de avaliação de produtividade da terra. “Hoje, o governo não consegue desapropriar a terra usando o índice que está em vigor. Por isso discute-se sua mudança”. O advogado entende que a maior diferença entre as duas modalidades é de natureza tributária. “Na desapropriação não incide Imposto de Renda. Já na compra e venda normal, incorre o imposto. Para mim, esse é o único problema nessa opção”, explica Diamantino.

De acordo com dados informados pelo Incra, somadas as duas modalidades (desapropriação e compra), o Brasil já destinou mais de 80 milhões de hectares à reforma agrária. Desse total, apenas 16 milhões de hectares foram acumulados até 1994, antes do primeiro governo FHC.

A população de assentados no programa de reforma agrária já beira o milhão. De 920 mil beneficiados desde o início do programa, 520 mil foram assentados durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!