Seleção de juízes

CNJ divulga dados de concursos para magistratura

Autor

26 de agosto de 2009, 13h02

Estão disponíveis os editais de sete concursos públicos, em andamento, promovidos pelo Poder Judiciário. As vagas são para os Tribunais de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), do Amapá (TJ-AP) e do Rio Grande do Sul (TJ-RS); para os Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª e da 14ª Região; e para os Tribunais Regionais Federais da 1ª e da 5ª Região.

Em atendimento ao que dispõe a Resolução 75 do CNJ, as regras uniformizam os concursos públicos para quem quer ingressar na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional. O texto trouxe a obrigatoriedade de que os editais sejam publicados não apenas nos sites dos tribunais como também na página do CNJ.

A mudança introduziu também novas regras para concursos. Entre elas, o de exame psicotécnico como fase da seleção, que é composta por prova seletiva, duas provas escritas (discursiva e prática de sentença), prova oral e avaliação de títulos. 

De acordo com o CNJ, a ideia é facilitar a consulta das seleções em andamento no país. Cada tribunal tem autonomia para promover seu concurso e, antes disso, não existia um local que centralizasse todas as informações.

Para acessar  as informações, os interessados devem acessar o banner na página de abertura do portal do CNJ (www.cnj.jus.br) ou em seguida clicar em “Poder Judiciário”, no menu à esquerda e depois acessar o ícone “Concursos”. Com informações da Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!