Bandeira branca

Ex-presidente do Líbano discute paz no Oriente Médio

Autor

23 de agosto de 2009, 16h22

Nesta segunda-feira (24/8), o ex-presidente do Líbano Amine Gemayel fará palestra sobre A Paz no Oriente Médio. O evento será no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco, 95, 1º andar), às 20h30.

Amine, que foi o oitavo presidente do Líbano, é formado em Direito e após o término do seu mandato na presidência do Líbano integrou o Centro de Negócios Internacionais (Center of Internaciol Affairs-CFIA) na Universidade de Harvard (1988-1989).

Ele também é membro de uma família que faz parte da história recente do Líbano. Seu pai, Pierre Gemayel, foi ministro de Estado várias vezes e fundador do partido falangista Kataeb e seu irmão, Bashir Gemayel, democraticamente eleito presidente do Líbano em 1982 foi assassinado três semanas depois das eleições. Amine foi eleito por maioria absoluta no colégio eleitoral e sucedeu a seu irmão na presidência do Líbano. Na época, ele declarou: "Não me deterei diante de nada, seguirei o caminho até ao fim, farei todo o esforço possível. Conversarei com amigos e com inimigos também, para apoiar a causa do Líbano e de seu povo — a causa da paz, da tolerância e da igualdade entre os homens".

A família Gemayel, em 2006, voltou a pagar pesado “tributo” em prol da causa do Líbano: em 2006, o filho de Amine, Pierre, deputado da maioria anti-síria e depois nomeado ministro da Indústria, foi também assassinado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!