
Justiça manda prosseguir denúncia contra Edir Macedo feita em 2008

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região acatou, por unanimidade, um recurso do
Ministério Público Federal e determinou que a Justiça Federal em Santa Catarina volte a analisar uma
denúncia do órgão contra o bispo Edir Macedo. A informação é da Folha online.

O Ministério Público denunciou o bispo e outras duas pessoas à Justiça, em 2008, por falsidade
ideológica e uso de documento falso. Na análise do processo, o juiz federal substituto Marcelo Adriano
Micheloti negou o recebimento da denúncia.

O juiz entendeu que a pena máxima a que os réus seriam submetidos caso fossem condenados seria de
dois anos. Para esta pena, o prazo para processar os responsáveis pelos delitos é de até quatro anos.
Como a denúncia foi apresentada sete anos após o fato, o crime estaria prescrito.

Para o procurador da República em Florianópolis, Marcelo da Mota, o juiz fez um "exercício de
futurologia". Segundo ele, a pena para o crime de falsidade ideológica varia entre um a cinco anos de
prisão e o juiz não poderia ter previsto a pena que seria imputada aos réus em caso de condenação para
considerar o crime prescrito. "Se levar em conta a pena máxima, que é de cinco anos, você leva a
prescrição para 12 anos", disse.

Com a decisão, o processo deve retornar agora ao juiz federal, para que ele decida se receberá ou não a
denúncia. Na nova análise, o juiz levará em consideração os indícios de crimes presentes no processo.
Segundo o TRF-4, ele não poderá voltar a alegar a prescrição do crime para recusar a ação.

De acordo com o advogado de defesa de Edir Macedo, Arthur Lavigne, a "decisão [do TRF-4] é uma
perda de tempo". O advogado disse que irá estudar um recurso ao Superior Tribunal de Justiça e acredita
que o tribunal decidirá pela prescrição do crime. "O tribunal não aceitou a prescrição por mera
formalidade", afirmou.  Ainda segundo Lavigne, o uso da procuração em data posterior não configurou
nenhum delito. Ele argumenta que o preenchimento posterior só seria crime se tivesse sido feito com o
propósito de usurpar a televisão. "Não houve delito. A procuração já foi feita para que a TV ficasse
realmente com o bispo Macedo", argumentou.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Edir Macedo teria utilizado em 2002 uma procuração
assinada seis anos antes pelo ex-colaborador da Igreja Universal Marcelo Nascente Pires, para transferir
sem a autorização dele a Televisão Vale do Itajaí para o nome de outro colaborador. De acordo com
Marcelo da Mota, Pires assinou o documento dando ao bispo plenos poderes para transferir ações em
1996, mas o espaço relativo ao nome da empresa que seria transferida foi deixado em branco.

Segundo a investigação, a procuração foi completada pelo bispo em 2002, com o nome das empresas
Rede Fênix, TV Vale do Itajaí e Televisão Xanxerê. O documento foi utilizado na transferência da TV
Vale do Itajaí para Honorilton Gonçalves da Costa, também colaborador da Igreja Universal.

A procuração também foi apresentada para a alteração da composição societária da empresa junto ao
Ministério das Comunicações. "A investigação demonstrou que esse tipo de documento era comum no

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 14/08/2009



grupo", explicou o procurador. Segundo ele, as empresas eram registradas em nome de terceiros, mas
pertenciam de fato ao bispo Edir Macedo.

O procurador disse ainda que, de acordo com a investigação, para se proteger, o bispo mantinha em seu
poder procurações em branco autorizando a transferência das empresas, para que ele pudesse, a qualquer
momento, transferir a empresa para outro colaborador.

De acordo com Mota, a transferência da TV Itajaí foi um desses casos. "Marcelo Pires nega que tenha
dado autorização para o preenchimento posterior da procuração e afirma que não autorizou a
transferência. O preenchimento de dados sem autorização do outorgante configura falsidade ideológica",
disse.

Ainda de acordo com o procurador, um dos indícios que comprovam o preenchimento posterior da
procuração seria a inclusão no documento da Televisão Xanxerê, que só foi criada em 1998. "Em 1996,
a empresa não existia com esse nome, o que comprova que o documento foi preenchido depois", disse. O
procurador afirma que a alteração posterior do texto foi comprovada também por uma perícia da Polícia
Federal.

Também foram denunciados à Justiça Honorilton Gonçalves da Costa e Júlio César Ribeiro, por terem
contribuído para a fraude. Segundo Mota, eles fizeram diversas transferências da propriedade da
empresa entre eles para mascarar o uso da procuração.

Date Created
14/08/2009

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 14/08/2009


