Judiciário e imprensa

Juiz tira dúvidas de jornalistas na redação

Autor

12 de agosto de 2009, 16h13

Mais de 50 jornalistas assistiram a primeira palestra do projeto Um Juiz na Redação, lançado pela Assessoria de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça essa semana (11/8). O Diário de Pernambuco recebeu o juiz Alexandre Pimentel, que falou sobre as competências do Poder Judiciário, explicou o trabalho da CGJ e a importância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Jornal do Commercio, a TV Globo, TV Tribuna e TV Clube, além da Folha de Pernambuco também farão parte do projeto que pretende diminuir as distâncias entre a mídia e a Justiça.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Fernandes de Lemos, pontua a dificuldade de traduzir o “juridiquês”. Ele afirma que os juízes precisam entender que o formato do jornal imprime um tratamento objetivo e conciso. "O projeto é para melhorar a comunicação com a Imprensa e, por tabela, com a população", analisa. Para Lemos, levar juízes às redações mostra a vontade da CGJ em melhorar a relação com a mídia, um passo determinante para que a mensagem da Corregedoria chegue inteira para os usuários da Justiça.

O projeto Um Juiz na Redação também vai esclarecer como funciona a Justiça desde a primeira instância até o Supremo Tribunal Federal. Os juízes Alexandre Pimentel e André Rosa vão descrever as atribuições e competências da CGJ, qual a orientação nas práticas do serviço do Judiciário, dos cartórios e fiscalização de irregularidades de juízes e servidores. Depois de uma breve palestra, os jornalistas terão uma hora e meia para questionar e aprender mais sobre o Poder Judiciário. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!